Browsing by Author "Rodrigues, Ana C."
Now showing 1 - 10 of 27
Results Per Page
Sort Options
- An organizational culture approach to performance in information technology micro-firmsPublication . Rodrigues, Ana C.; Caetano, AntónioThis study aims to analyze and compare micro-firms’ organizational culture related to organizational performance. A case study methodology was used based on four firms, competitors among themselves in the Information Technology business, focusing on the years between 2008-2013. Findings pointed out many similarities to larger firms, but some specificities of micro-firms were found and propositions were defined: clan culture predominance is related to best performing micro-firms; the configuration of several culture types seemed to be the most suitable for obtaining good organizational results, provided that they do not focus only on hierarchy and market types of culture; the market culture predominance perception by employees is associated with low job satisfaction; and, after a certain time in business, micro-firms, as do larger companies, seek to standardize and control processes. Recognizing that organizational culture is considered important to firms’ results, this study sheds some light on that important factor for micro-firms.
- Aprendizagem por projeto: propósito, processos e contextos de transformaçãoPublication . Rodrigues, Ana C.; Martins, Dora; Araújo, Manuel; Meirinhos, VivianaA licenciatura em recursos humanos mobiliza a abordagem da aprendizagem em projeto
- Aspetos críticos da gestão de pessoas para implementação de trabalho remotoPublication . Rodrigues, Ana C.; Lousã, Eva; Martins, Dora; Couto, Ana Isabel2020 foi um ano de transformação no âmbito da gestão de pessoas, em consequência da pandemia de COVID-19. A necessidade de adotar abruptamente modelos de gestão e de organização do trabalho disruptivos com o modelo tradicional exigiu reação imediata para fazer face aos desafios de trabalhar e interagir remotamente. Procurámos investigar como as organizações responderam à imposição do trabalho remoto, em concreto na modalidade do home-office, e os impactos desta modalidade na gestão de pessoas. Foram estudadas quatro empresas de dois setores de atividade económica contrastantes (Indústria e Tecnologias de Informação) durante o primeiro período de confinamento (de marçoa junho de 2020), com base em entrevistas realizadas a 12 gestores (quatro gestores de RH e oito gestores de equipa) e num inquérito aplicado a 128 colaboradores que experienciaram o home-office
- Avaliação do desempenho: desenvolvimento da componente comportamental relativa aos diretores de obra numa empresa de construçãoPublication . Silva, Sandra; Proença, Teresa; Rodrigues, Ana C.
- Comparison of internet usage habits in two generations of higher education students: a case studyPublication . Babo, Rosalina; Lopes, Carla Teixeira; Rodrigues, Ana C.; Pinto, Mário; Queirós, Ricardo; Oliveira, Paulo Coelho de
- Competências de gestão para a função de Enfermeiro GestorPublication . Augusto, Maria Cristina Bompastor; Rodrigues, Ana C.O conceito de competências tem sido amplamente empregado nas práticas de Gestão de Recursos Humanos. Quando outras áreas, como a Enfermagem, concilia a prestação de cuidados com a própria gestão do seu capital humano, torna-se preponderante efetuar um cruzamento dos dois mundos. Este artigo pretende identificar as competências de gestão para a função de Enfermeiro Gestor, ou seja, para aqueles que exercem funções de gestão nas organizações, com base numa revisão de literatura. Foi possível identificar 189 competências, que se agruparam nas categorias: Gestão de recursos humanos, Competências interpessoais, Organização e planeamento, Competências técnicas de enfermagem, Comunicação, Preocupação pela qualidade, Conhecimento de políticas de saúde, Resiliência e motivação, Liderança, Competências técnicas de gestão, Resolução de problemas, Iniciativa, Pensamento crítico, Tecnologias de informação e Comunicação, Ética, Adaptação à mudança, Trabalho em equipa e Autonomia. Posteriormente, efetuou-se uma comparação das competências identificadas, com um estudo de referência publicado em 2010 pelo International Council of Nurses (ICN).
- Competências transversais dos recém-diplomados do ensino superior no mercado globalPublication . Pereira, Luís Araújo; Rodrigues, Ana C.O mercado de trabalho está a mudar rapidamente e de muitas formas, nomeadamente, a revolução das tecnologias de informação e comunicação, a globalização, a flexibilização e as alterações da estrutura do trabalho, que conduzem a uma crescente imprevisibilidade e à necessidade de lidar com este contexto de incerteza. Estas mudanças, inevitavelmente, têm implicações no conjunto de competências necessárias para que os trabalhadores sejam capazes de funcionar adequadamente num mercado global cada vez mais competitivo e em constante mutação. Desta forma, nos dias de hoje, o mercado de trabalho requer mais do que conhecimentos teóricos e técnicos, reclama por um conjunto de competências transversais que servirão de suporte e ligação entre o conhecimento técnico e a prática profissional. É neste cenário que emergem as competências transversais que cada vez mais assumem uma importância maior. O objetivo deste estudo consiste em identificar as competências transversais requeridas aos recém-diplomados do ensino superior no mercado global. Inicialmente, analisa-se o conceito de competência transversal, apresentando algumas definições e assinalando as suas características comuns, destacando ainda a variedade de designações utilizadas para as nomear. No âmbito do estudo foi realizada revisão da literatura nacional e internacional sobre as competências transversais nos diplomados, quer na perspetiva dos próprios diplomados, quer dos empregadores. Através da análise de conteúdo, foram identificadas as competências transversais mais valorizadas por continente e, a partir da análise das mesmas, definiram-se as competências transversais exigidas no mercado global. Finalmente são discutidas as implicações teóricas e empíricas das conclusões deste trabalho.
- A competing values framework approach on growth and performance in micro firmsPublication . Rodrigues, Ana C.; Caetano, AntónioThis study aims to analyze and compare four micro-firms' organizational culture, evaluated through the Competing Values Framework (Quinn & Rohbaugh, 1983). Data was collected in 2011 and 2013 in firms selling the same type of software and providing the same kind of services, focusing on the years between 2008-2011. Findings point to somewhat different results of micro-firms, when comparing to other samples in the literature. Suggestions for future research are given.
- Differences in internet and LMS usage: a case study in higher educationPublication . Babo, Rosalina; Rodrigues, Ana C.; Lopes, Carla Teixeira; Oliveira, Paulo Coelho de; Queirós, Ricardo; Pinto, MárioThe Internet plays an important role in higher education institutions where Learning Management Systems (LMS) occupies a main role in the eLearning realm. In this chapter we aim to characterize the Internet and LMS usage patterns and their role in the largest Portuguese Polytechnic Institute. The usage patterns were analyzed in two components: characterization of Internet usage and the role of Internet and LMS in education. Using a quantitative approach, the data analysis describes the differences between gender, age and scientific fields. The carried qualitative analysis allows a better understanding of students’ both motivations, opinions and suggestions of improvement. The outcome of this work is the presentation of the Portuguese students’ profile regarding Internet and LMS usage patterns. We expect that these results can be used to select the most suitable digital pedagogical processes and tools to be adopted regarding the learning process and most adequate LMS’s policies.
- Editorial "Tékhne: Review of Applied Management Studies: Special issue: Human Resources Management"Publication . Rodrigues, Ana C.; Meirinhos, Viviana
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »