Browsing by Author "Rocha, Fabiana"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Projeto de promoção da capacitação para sinalização e prestação de cuidados básicos a crianças em risco de atraso no desenvolvimento e/ou deficiência, em São Tomé e PríncipePublication . Barbosa, Rita; Henriques, Filipa; Marques, Inês; Oliveira, Francisca; Ponte, Sofia; Rocha, Fabiana; Simões de Almeida, Raquel; Amorim, Humberta; Coelho, Tiago; Marques, António; Nascimento, Sandra; Simões-Silva, Vitor; Trigueiro, Maria JoãoSão Tomé e Príncipe é um país em desenvolvimento que, atualmente, não possui serviços de sinalização/rastreio precoce que permita detetar crianças em risco de atraso no desenvolvimento nem o apoio às suas famílias. Pretende-se promover a capacitação de profissionais da área da saúde e educação, para a sinalização/rastreio de crianças com risco de atraso no desenvolvimento e melhorar a prestação de cuidados básicos, envolvendo a família. Trata-se de um estudo de caso psicológico que pretende promover o apoio a crianças, pais e profissionais de saúde, segundo um modelo de mentoria terapêutica à distância. Serão utilizadas as contagens do número de crianças sinalizadas/rastreadas, das crianças que recebem a prestação de cuidados pelos tutores e o número de profissionais que após uma formação especializada consegue garantir o rastreio das crianças. O grau de conhecimento dos pais será medido através de um questionário. Aumento do número de profissionais envolvidos, aumento do número de crianças sinalizadas e recebem a prestação de cuidados, aumento do grau de conhecimento dos pais para a prestação de cuidados. Espera-se que as crianças com risco de atraso no desenvolvimento e/ou deficiência sejam sinalizadas/rastreadas e recebam uma prestação de cuidados pelos tutores, envolvendo a família. Ademais, objetiva-se o aumento da literacia na saúde dos profissionais de saúde e educação assim como dos familiares envolvidos. Desta forma, consideramos que problemas escolares poderão ser prevenidos e a propensão para adoção de comportamentos desviantes e a institucionalização poderão ser atenuadas.
- The use of simulation in self-perception of learning in occupational therapy studentsPublication . Rocha, Fabiana; Simões, Vitor; Almeida, Raquel; Trigueiro, Maria J.This study aimed to assess the self-perception of students’ learning in Occupational Therapy undergraduate students of School of Health of the Polytechnic of Porto after exposure to a simulated situation of an information collection interview for an occupational profile.
- Virtual reality in bullying prevention at school agePublication . Cunha, Ana Filipa; Rocha, Fabiana; Silva, Telma Costa; Faias, Joaquim; Cruz, PatríciaBullying refers to a specific form of violence that triggers anxiety and difficult social situations, and has now been identified as a problem at school age, a stage that is characterized by physical and socioemotional changes and challenges. The difficult situations that characterize bullying are possible to experience or relive through virtual reality. This can thus enable the resolution of these problems, since it provides, through a simulated environment, different stimuli, and evocations of real experiences. Thus, this chapter aims to understand how virtual reality can contribute to the prevention of bullying at school age. For this purpose, the authors address topics such as information and communication technologies; virtual reality; virtual reality in mental health, and virtual reality in bullying. The aim is to emphasize the importance of preventing bullying at school age and the consequent improvement in the quality of life of these individuals.