Browsing by Author "Oliveira, Nuno José Francisco de Brito"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Abordagens melódico-vocais para exploração de novas possibilidades artísticas na bateriaPublication . Oliveira, Nuno José Francisco de Brito; Coimbra, Daniela da CostaO presente trabalho trata abordagens melódicas e vocais aplicadas na bateria dentro do repertório jazz, desde a manipulação da altura dos sons ao estilo de Ari Hoenig, à orquestração de padrões rítmicos na estética do beatbox praticado por Tigran Hamasyan, e à aplicação de vocabulário rítmico vocal de B C Manjunath proveniente da música clássica do Sul da Índia. No geral, a definição e aplicação de uma abordagem melódica é tão única como o instrumentista que opta por defini-la ou aplicá-la. Na atualidade, encontram-se três exemplos de referência em campos melódico-vocais distintos: i) o baterista norte-americano Ari Hoenig desenvolve uma abordagem de percussão melódica na bateria dentro do repertório jazz; ii) o pianista arménio Tigran Hamasyan incorpora sons de beatbox nas suas composições; e iii) o percussionista indiano B C Manjunath, enquanto intérprete de percussão vocal no estilo konakkol. A metodologia que serve de base a este estudo divide-se em três etapas: recolha; interpretação e aplicação. A primeira etapa inclui a recolha de referências bibliográficas e audiovisuais relacionadas com os temas principais do trabalho, nomeadamente Ari Hoenig, Tigran Hamasyan e B C Manjunath, autores que suportam a análise. A segunda etapa integra o tratamento e interpretação dos elementos recolhidos através da transcrição e construção de um repertório, desenvolvendo-se também modelos de notação musical específicos para cada abordagem. A terceira e última etapa consiste na aplicação desse repertório à bateria, tanto ao nível solístico como ao nível coletivo com um conjunto variado de instrumentistas. Este trabalho tem assim como propósito criar novas possibilidades performativas para a bateria e potenciar diferentes dinâmicas na relação com outros instrumentistas.
- Relatório de estágioPublication . Oliveira, Nuno José Francisco de Brito; Lauren, Michael Charles; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daO presente relatório insere-se no contexto do estágio realizado pelo autor ao longo do ano letivo de 2014/2015, e constitui um trabalho de síntese e de análise sobre a prática pedagógica, para a avaliação das Unidades Curriculares de Prática Educativa I, II e Relatório de Estágio, no âmbito do curso de mestrado em Ensino da Música estabelecido pela ESE/ESMAE. Para o efeito, foi realizado um estágio no Conservatório de Música de Jobra que incluiu a observação de aulas e a prática educativa supervisionada de dois alunos de bateria do Curso Profissional de Instrumentistas de Jazz. Este documento contém a descrição dessas atividades e a análise das mesmas, à luz dos saberes construtivistas adquiridos durante o curso de mestrado. No presente documento é também descrito um projeto de investigação realizado no âmbito da Unidade Curricular de Seminário de Investigação em Ensino da Música. O objeto de estudo desta investigação consiste num conjunto de metodologias exploradas para o desenvolvimento da criatividade musical, e tem como principal objetivo a análise sobre a pertinência e utilidade das mesmas para o ensino da improvisação na bateria.