Browsing by Author "Mendes, Ivaneide"
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- Autores e Escultores num Tempo que Teima ir Contra a História: Dois Projetos em Conexto de Educação de AdultosPublication . Mendes, Ivaneide; Pinheiro, Anabela; Vieira, IsabelPensar e fazer Educação Social no campo da Educação de Adultos exige uma ação educativa crítica e esperançosa. Pretendendo ilustrar os contornos e a intencionalidade que esta ação educativa assume, apresentam-se dois projetos realizados no âmbito do Mestrado em Educação e Intervenção Social, Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos, da Escola Superior de Educação do Porto, realizados em dois Centros Novas Oportunidades (CNO) da região Norte. Ressalta- se que estes projetos foram desenvolvidos num momento de muita fragilização nas políticas de Educação de Adultos no país, designadamente com o encerramento da Iniciativa Novas Oportunidades (INO), uma ação governamental responsável pelo desenvolvimento dos programas e projetos destinados à qualificação escolar e profissional de jovens e adultos. O encerramento da iniciativa significou uma série de ruturas, inseguranças, desafios e incertezas de todos os envolvidos no terreno. Neste sentido, as investigações aqui apresentadas revelaram-se como projetos de intervenção que, não se limitando a promover uma análise factual deste momento histórico, tiveram como objetivos construir conhecimento crítico e permitir aos envolvidos agir no sentido de teimar contra as decisões que ampliam ainda mais as desigualdades sociais num país tão débil em matéria de Educação de Adultos. Estes projetos de intervenção social tiveram como pressuposto metodológico o paradigma sócio-crítico, através da metodologia de Investigação-Ação Participativa (IAP) que, pelo seu potencial transformador, se assume particularmente adequada em projetos socioeducativos e de desenvolvimento comunitário, sobretudo neste domínio. Esta apresentação está estruturada em duas partes. A primeira diz respeito às considerações teóricas e metodológicas que visam uma melhor compreensão dos trabalhos realizados, e a segunda parte dá conta dos dois projetos realizados. Por fim, são apresentadas algumas considerações finais, sendo apontadas pistas para futuras investigações neste campo.
- Os centros comunitários no centro do conhecimento: (Inter)relação entre os centros comunitários e a escola superior da educação do PortoPublication . Bertão, Ana; Mendes, Ivaneide; Carvalho, Maria JoãoNo âmbito do Curso de Mestrado em Educação e Intervenção Social, na especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos, que integra a oferta formativa da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto desde o ano letivo de 2010-2011, foi desenvolvido um trabalho de investigação na unidade curricular de Educação Social e Desenvolvimento Comunitário, sobre os Centros Comunitários existentes na região Norte do País. Pretende-se partilhar esta experiência e refletir sobre a ligação das instituições de ensino superior às estruturas sociais comunitárias, centrando o conhecimento nos Centros Comunitários. É no contexto da investigação-ação que se enquadra o presente artigo, procurando fundamentalmente contribuir para o debate e a reflexão crítica sobre a ligação do ensino superior politécnico ao tecido social emergente, e sobre as mudanças interoperacionais daí decorrentes. Partindo da contextualização da iniciativa, inicia-se uma breve incursão pelo 3º setor para enquadrar os Centros Comunitários, seguindo-se uma apresentação do estudo realizado e dos I e II Encontros dos Centros Comunitários. Finalmente, em espaço de conclusão, traçam-se algumas linhas reflexivas sobre o impacto da experiência e apontam-se pistas para futuras investigações neste campo.
- Formação para desempregados: uma obrigação oportuna ou uma oportuna obrigação?Publication . Mendes, IvaneideO presente artigo procura fazer uma análise crítica às atuais medidas implementadas pelo Estado no campo da formação escolar e profissional dos adultos desempregados, demonstrando que embora seja uma ação oportuna, pode transformar-se numa oportunidade. O texto faz referência à “Iniciativa Novas Oportunidades” e ao papel do Estado na qualificação dos adultos, aborda o uso indevido da educação de adultos como um pacificador das tensões sociais e rejeita a imposição da obrigatoriedade à frequência em programas de formação. A centralidade do discurso está no desafio e no compromisso de motivar, integrar e promover uma participação ativa da população desempregada portuguesa.