Browsing by Author "Macedo, Rui"
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- Análise da actividade electromiográfica durante o equilíbrio estático, com calçado MBT e descalçoPublication . Cardoso, D. R.; Pinheiro De Sousa, Andreia Sofia; Santos, Rubim; Macedo, RuiO objectivo deste estudo foi analisar a influência das sapatilhas MBT na actividade electromiográfica dos músculos tibial anterior (TA) e gastrocnémio medial (GM), no equilíbrio estático, a curto e longo prazo. Foi recolhido o sinal electromiográfico de 30 indivíduos em dois momentos distintos, com 8 semanas de intervalo entre eles. Cada momento consistiu em três ensaios de equilíbrio estático descalço e três com sapatilhas MBT. As variáveis em estudo aumentaram a curto prazo com o calçado MBT. A longo prazo não se verificaram diferenças significativas. Os resultados confirmam que as sapatilhas MBT aumentam a actividade muscular do GM, no equilíbrio estático.
- Análise electromiográfica da fase de apoio da marcha com utilização de sapatilhas MBTPublication . Toledo, André; Santos, Rubim; Macedo, Rui; Pinheiro De Sousa, Andreia SofiaAs sapatilhas MBT combinam um aumento da actividade muscular dos membros inferiores com a marcha. Objectivo: Analisar influência das MBT na actividade electromiográfica do tibial anterior, gastrocnémio medial, recto femoral e bicípite femoral na fase de apoio. Metodologia: A amostra constitui-se por 30 indivíduos. Utilizou-se electromiografia de superfície e plataforma de forças. Resultados: Foram encontradas diferenças no tempo de início de activação do gastrocnémio medial (p <0,0001) e nas sequências de início de actividade (p =0,007). Conclusão: O uso das MBT diminui o tempo de início da actividade do gastrocnémio medial e altera as sequências de início de actividade.
- Analysis of the shoulder complex muscle activity in the eccentric phase of a Neer protocol exercisePublication . Pinto, Mariana Soares; Macedo, Rui; Ruano, Teresa; Sousa, Andreia S. P.The stability of the shoulder complex demands the contribution of scapular and glenohumeral muscles. After rotator cuff surgical repair, the self-assisted forward elevation adapted from Neer protocol is usually performed in the rehabilitation process. Once there is a lack of information that describes the muscle activity during the descendent phase of the exercise, it is important to make this analysis and define the most effective progression for the exercise. To analyse the muscle activity variation timings and level of activity in supine and semi-sit position with short and long lever, during the descendent phase of the self-assisted forward elevation of the Neer protocol.
- Aprendizagem baseada em problemas em Fisioterapia: 4 anos de evolução do curriculum de Fisioterapia da Escola Superior de Tecnologias da SaúdePublication . Macedo, RuiProblemática: A regulamentação relativa ao processo de Bolonha plasma um conjunto de concepções sobre o ensino superior que se estendem desde o processo de ensino/aprendizagem até aos diferentes níveis da sua organização, seja ao nível macro nomeadamente através da consagração do sistema binário, até ao nível micro, na especificação da tipologia das horas de contacto.
- Avaliação da Actividade Muscular com e sem utilização de calçado instável e aplicação de um desequilíbrioPublication . Ferreira, A. R.; Santos, Rubim; Macedo, Rui; Pinheiro De Sousa, Andreia SofiaObjectivo: Este estudo visa avaliar a influência de sapatilhas MBT na actividade electromiográfica do tibial anterior, gastrocnémio, recto femoral e bicípite femoral, aplicando um desequilíbrio. Metodologia: A amostra foi constituída por 30 indivíduos do sexo feminino, com idades entre os 21 e os 57 anos. Os dados foram recolhidos através de electromiografia, tendo sido utilizada a plataforma de forças e dinamómetro para monitorizar o desequilíbrio. Resultados: Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas no tempo de início de activação muscular com calçado MBT e descalço. Conclusão: O uso de MBT, comparando com descalço, não influenciou os tempos de início de activação muscular.
- Competências de comunicação clínica de estudantes de fisioterapia em contexto de simulaçãoPublication . Sousa, Andreia; Macedo, Rui; Salgado, AnaA literatura sugere que a comunicação deve ser considerada uma das ferramentas mais importantes na prestação de cuidados de saúde. O desenvolvimento destas competências não é espontâneo, devendo os curricula incorporar o seu treino, nomeadamente através da simulação. Neste estudo procurou-se medir, com base na avaliação realizada por pares, as dimensões ética e relacional dos estudantes.
- Concepções e sentimentos em relação à aprendizagem baseada em problema (ABP): estudo do caso dos estudantes de fisioterapia da Escola Superior de Tecnologias da Saúde do PortoPublication . Macedo, RuiNo presente estudo faz-se a análise do conteúdo das reflexões críticas dos estudantes do 1º ano do curso de Fisioterapia acerca do conhecimento, percepções e sentimentos que desenvolveram em relação ao modelo curricular de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). As reflexões críticas foram elaboradas após um período de formação introdutória ao novo modelo que veio a ser adoptado na sequência do processo de adequação a Bolonha do curso de Fisioterapia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto. Considerando o objectivo geral do período de formação – Preparar os estudantes para o novo modelo curricular – e a hipótese directriz deste estudo - No decorrer da exposição ao modelo curricular de ABP foram geradas percepções/concepções e sentimentos sobre ela - os objectivos do estudo foram: estabelecer se, com esta formação preparatória, foi apreendida a informação essencial acerca do enquadramento da adequação a Bolonha em que esta revisão decorre, se foram interiorizadas as características do modelo e determinar o tipo de sentimentos favoráveis ou desfavoráveis que os estudantes apresentam em relação ao ABP. Como objectivos secundários com este estudo pretendeu-se determinar se, apesar desta formação, houve aspectos desse modelo que ficaram por esclarecer, se os estudantes apresentam concepções erradas acerca de Bolonha e da ABP, e em relação aos sentimentos negativos, quais foram/são as causas/fontes.
- Criação do ESSIM (Centro de simulações na Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto)Publication . Salgado, Ana; Cunha, Maria; Noites, Andreia; Jesus, Ângelo; Trigueiro, Maria João; Faias, Joaquim; Araújo, André; Macedo, RuiTreinar competências em contextos reais pode ser difícil, dispendioso, demorado, potencialmente perigoso, intrusivo e até não ético. Nas últimas décadas a simulação tem vindo a apresentar-se, cada vez mais, como estratégia para responder a este problema. A aproximação progressiva à vida real pode ser assegurada em contexto simulado, com a replicação das condições do ambiente estruturado e seguro, sem riscos para os utentes, customizado às necessidades específicas com um nível de dificuldade crescente, permitindo maximizar as oportunidades de aprendizagem, diminuindo o tempo de treino e os erros, aumentando a confiança dos utilizadores. Na saúde as múltiplas modalidades de simulação (e.g.: pacientes estandardizados, modelos anatómicos, computadores de alta fidelidade, simuladores humanos, realidade virtual, ...) permitem maximizar a segurança da execução dos procedimentos antes do contacto direto com o profissional de saúde. Com origem na indústria de aviação e treino militar, a utilização da simulação é hoje prática corrente em muitas instituições de ensino superior por todo mundo, sobretudo na área da saúde e, a nível nacional, em centros de simulação na área da medicina e da enfermagem. A revisão sistemática da literatura realizada por Ryall, Judd e Gordon em 2016 reforça esta conclusão de que a maioria dos trabalhos publicados sobre simulação se concentra em determinados grupos profissionais: médicos, enfermeiros e paramédicos. Reconhecendo o potencial que a simulação pode ter no treino de outros profissionais de saúde, um grupo de docentes da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (ESS-PPORTO) com experiência de simulação no âmbito de unidades curriculares de diferentes cursos, constituiu o ESSim, centro de simulações para apoio ao portefólio formativo da ESS PPORTO. Fugindo às tradicionais áreas de aplicação, este projeto pretende ser diferenciador, focando-se no desenvolvimento de competências transversais e clínicas específicas (e.g.: tomada de decisão, pensamento crítico, resolução de problemas em tempo real, avaliação e gestão de casos, comunicação) dos profissionais de saúde formados na ESS-PPORTO e/ou outras profissões que possam beneficiar deste know-how. Estas finalidades do ESSim - ensinar, praticar e avaliar as competências atrás referidas - serão alcançados com recurso a role-play, manequins, pacientes virtuais, pacientes simulados e estandardizados, entre outros. Nesse sentido, os fundadores do centro definiram como objetivos do ESSim: 1. Produção, aplicação e divulgação de conhecimento relativo à utilização da simulação: a) No processo de ensino/aprendizagem de profissões de saúde em geral e nas dos ciclos de estudo disponibilizados pela ESS em particular; b) No desenvolvimento de programas de formação sobre simulação e com recurso a simulação; c) Em atividades de apoio à Comunidade interna e externa da ESS. 2. A produção e divulgação de conhecimento relativo à utilização da simulação como instrumento coadjuvante do diagnóstico e terapêutica. Estatutariamente o ESSim é um centro de formação e/ou apoio à comunidade com um orçamento e plano de atividades. Desde a formação em fevereiro de 2019 há a destacar dois eventos de formação com Seton Hall University dos EUA, visitas a diferentes centros de simulação na região norte de Portugal, comunicações no Fórum Interno do Politécnico do Porto sobre as experiências pedagógicas em diferentes licenciaturas. Até ao final do ano letivo irá ser realizado um estudo piloto com pacientes estandardizados no curso de Terapia da Fala, uma visita ao centro de simulações em Israel e a conclusão do processo de tradução do código de ética produzido pela Society for Simulation in Healthcare que constituirá o código de referência do ESSim. Do contacto com centros similares de instituições portuguesas, constatou-se a diversidade de situações na oferta formativa pré e pós-graduada em que se recorre à simulação, tanto para treino como para avaliação. O resultado desta última é, em algumas universidades, determinante para o acesso ao estágio/educação clínica. Noutros países, como o Reino Unido e os EUA, mobiliza-se já a simulação no contexto do treino interprofissional. Nesta prática, os estudantes reconhecem o valor das aprendizagens das competências e dos diferentes papéis em contexto simulado com pares de outras áreas. A diversidade da oferta formativa da ESS-PPORTO torna-a num candidato ideal para este tipo de aplicação da simulação. No futuro, procurar-se-á dotar o ESSim dos espaços e equipamentos adequados à investigação, ensino-aprendizagem e prestação de serviços no âmbito do treino e validação de competências acima referidas não só para os estudantes da ESS-PPORTO, mas também outras unidades orgânicas do PPORTO e outras instituições.
- Desenvolvimento de Competências de Comunicação Clínica em Saúde no Modelo Pedagógico Problem Based LearningPublication . Dores, Artemisa Rocha; Martins, Helena; Reis, Ana; Salgado, Ana; Sousa, Zita; Magalhães, Andreia; Macedo, RuiA adaptação curricular aos objetivos preconizados na Declaração de Bolonha, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP - P. Porto), envolveu a adoção do modelo pedagógico - Problem Based Learning (PBL) em três das licenciaturas. Este caracteriza-se pela organização do currículo em torno de problemas significativos da realidade profissional, pela integração de diferentes áreas disciplinares e pela centração no estudante, que assume um papel ativo na aprendizagem. Neste trabalho apresentamos a metodologia utilizada em três unidades curriculares (UCs) consecutivas, do 1.º ano de Fisioterapia, que têm entre os seus objetivos o desenvolvimento contínuo e integrado de competências técnicas e transversais, designadamente as competências de comunicação em saúde. Nestas Ucs, realçamos mais especificamente o contributo das áreas técnico-científicas de Ciências Sociais e Humanas e de Fisioterapia. Como metodologia para desenvolver os objetivos preconizados destacamos, a partir de problemas reais/simulados, a utilização de métodos como o ativo e o demonstrativo, técnicas pedagógicas como o role-play e o trabalho em grupo/equipa com prática repetida, a simulação e a auto e a hetero-avaliação ao longo do processo formativo. Como forma de avaliação do impacto da formação, apresentamos, entre outras atividades, a linha de investigação “Perceção das competências comunicacionais em estudantes de tecnologias da saúde: relação com variáveis psicológicas”, iniciada em 2015, que tem como objetivo avaliar/mapear a perceção da importância das competências comunicacionais dos estudantes das tecnologias da saúde com e sem UCs relacionadas com estas competências e com e sem contacto direto com doentes. Resultado desta prática pedagógica, que implica a adoção de uma postura mais ativa, proativa e responsável no processo de aprendizagem por parte dos estudantes e o trabalho no contexto de uma relação estreita com colegas e professores, espera-se desenvolver um conjunto de competências, promotoras de uma melhor adaptação à prática clínica e às exigências do mercado de trabalho e que se traduzam na qualidade dos serviços prestados em saúde.
- Different cleat models do not influence side hop test performance of soccer players with and without chronic ankle instabilityPublication . Silva, Diogo C. F.; Santos, Rubim; Vilas-Boas, João Paulo; Macedo, Rui; Mesquita Montes, António; Sousa, Andreia S. P.The lateral ankle sprain is one of the most common sport injury, representing 10-30% of all musculoskeletal disorders. The lateral ankle sprain is induced by sport gestures involving changes of direction and landing manoeuvres and constitutes a risk factor for the occurrence of chronic ankle instability. Although cleat models and performance have been already explored, no study has evaluated this relationship in athletes with chronic ankle instability. Therefore, the purpose of the study was to analyse the influence of different soccer cleat models on Side Hop Test performance of athletes with and without chronic ankle instability. Thirty-nine athletes were divided into two groups, a chronic ankle instability group (n = 20) and a healthy group (n = 19). Each participant performed the Side Hop Test, executing 10 consecutive jumps on dry artificial grass with 4 cleat models. The Qualisys System and two force platforms were used to analyse the test runtime, the distance travelled and the mean velocity. No statistically significant interaction was observed between the group and the cleat model for all variables evaluated. In addition, no differences were observed between models or groups. In this specific test, performance does not seem to be influenced by different cleat models on dry artificial grass in athletes with and without chronic ankle instability.