Browsing by Author "Firmino, Mariana Ventura"
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- Estratégias construtivistas no processo de ensino-aprendizagem do eufónio e da tuba: uma perspetiva sociocultural de VygotskyPublication . Firmino, Mariana Ventura; Antão, Ricardo Rodrigues; Ramos, AvelinoNo âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e Escola Superior de Educação, ambas do Instituto Politécnico do Porto, foi elaborado o presente Relatório de Estágio, de forma a refletir sobre o trabalho desenvolvido no ano letivo 2023/2024. A prática de Ensino Supervisionada foi realizada no Conservatório de Música do Porto, com alunos de eufónio/tuba e Classes de Conjunto do Ensino Básico e Secundário. Na 1ª e na 2ª parte do presente Relatório caracterizo o Conservatório de Música do Porto e descrevo todas as atividades envolvidas na Prática de Ensino Supervisionada. A 3ª parte inclui o projeto de Investigação, intitulado “Estratégias construtivistas no processo de ensino-aprendizagem do eufónio e da tuba: uma perspetiva sociocultural de Vygotsky” que tem como foco principal compreender o construtivismo de acordo com a perspetiva de Vygotsky e como pode ser aplicado no processo de ensino-aprendizagem do eufónio e da tuba. Assim, ao longo da realização desta investigação surgem as seguintes questões: (1) De acordo com o modelo de Vygotsky, quais são as estratégias construtivistas que poderão ser aplicadas no ensino-aprendizagem da tuba/eufónio?; (2) Qual a importância/vantagem da implementação do modelo sociocultural de Vygotsky no processo de ensino-aprendizagem da tuba/eufónio?; (3) A abordagem construtivista numa perspetiva sociocultural de Vygotsky é utilizada em Portugal no ensino da tuba/eufónio?. Consequentemente, foi elaborado um inquérito por questionário a professores de eufónio/tuba em Portugal. Os resultados obtidos no estudo permitem concluir que esta metodologia é utilizada em Portugal e não há diferenças significativas nas estratégias de ensino-aprendizagem aplicadas a alunos de diferentes níveis de ensino. No fim, abordo as implicações educacionais e a relação com a prática docente.
- Euphonium Concerto de Vladimir Cosma: um estudo comparativo entre a interpretação de Steven Mead e a de Adam FreyPublication . Firmino, Mariana Ventura; Antão, Ricardo RodriguesEsta dissertação foca-se na análise técnico-interpretativa do "Euphonium Concerto" de Vladimir Cosma, com principal foco no seu enquadramento histórico e no estudo comparativo entre a interpretação de Steven Mead e a Adam Frey. Este concerto, escrito em 1997, é uma obra icónica no repertório para eufónio e orquestra sinfónica. A investigação começa com uma contextualização histórica dos concertos para eufónio e orquestra da década de 90, seguido da da vida e obra de Vladimir Cosma. Neste enquadramento teórico também são abordados o concurso Guebwiller, que encomendou esta obra, a análise descritiva da obra e a sua relação com as bandas sonoras de filmes do próprio Cosma. No final, são expostos diferentes exemplos de análise técnico-interpretativa. Este estudo envolve a transcrição e a análise técnico-interpretativa de excertos selecionados das performances de Steven Mead e Adam Frey, a partir da audição de gravações. Os parâmetros analisados incluem tempo (pulsação), precisão rítmica, timbre, articulação, dinâmicas, fraseado e respiração. Deste modo, é apresentado um estudo comparativo destas interpretações, destacando as escolhas interpretativas de cada intérprete. Com esta dissertação pretendo compreender o contexto do "Euphonium Concerto" na obra de V. Cosma, aprofundar a minha capacidade de transcrever excertos de gravação para partitura e conhecer as escolhas interpretativas de Steven Mead e Adam Frey, com o objetivo de auxiliar outros intérpretes na execução desta obra. A pesquisa culmina com a performance do concerto no meu recital final de mestrado, aplicando o conhecimento e conclusões obtidas durante o estudo.
