Browsing by Author "Ferreira, Maria Manuela Pimenta Rocha"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Design de figurino para Turandot: prova de especialistaPublication . Ferreira, Maria Manuela Pimenta RochaAo escolher Turandot como forma de apresentar o trabalho realizado para o espetáculo, enquanto designer de figurinos e no âmbito de uma prova de Especialista, convoca um conjunto de razões: O facto de ser uma criação recente (2015) que espelha o modo como atualmente vivo a minha sensibilidade como figurinista, assim permitindo uma avaliação de competências artísticas e técnicas na atualidade; o referido espetáculo se poder considerar uma grande produção, envolvendo a coprodução de três companhias de teatro com o Teatro Nacional de São João; ser um trabalho que não só me permitiu aplicar saberes adquiridos ao longo da minha experiência profissional, mas também fazer novas aprendizagens; e, finalmente, ter podido articular, no design, o meu particular fascínio pelo Oriente. A ideia de Oriente é para mim a do lugar do deslumbramento, por excelência, e onde os sentidos da vida se cruzam ao meu interesse pelo Teatro. São lugares de redenção, recriação e reflexão. Esta criação permitiu desafios motivadores e marcou um particular momento do meu percurso, pois mais do que nunca tomei consciência da inevitável interação entre as questões da formação e da criação teatral permitindo-me identificar novas pistas para a didática das várias disciplinas que leciono no curso de teatro. A apresentação deste trabalho Design de Figurinos para Turandot, no âmbito da prova de Especialista, segue a lógica tradicional da construção de um espetáculo, na sequência processual que me é familiar face às questões de carácter técnico, artístico e dramatúrgico, as quais levaram à concretização do vestuário, acessórios e caracterização dos diversos personagens nela envolvidos.
- Projeto de design de figurino para uma Flauta MágicaPublication . Ferreira, Maria Manuela Pimenta Rocha; Rocha, Maria Manuela Bronze da; Mota, Álvaro Samuel Guimarães daEste trabalho descreve os métodos utilizados na criação dos figurinos para a Ópera A Flauta Mágica. Inicia com a pesquisa documental sobre o meio operático, a Ópera A Flauta Mágica, e o encenador Peter Konwitschny. Na sequência é descrito o processo criativo, nas suas diferentes etapas, e o processo de trabalho do figurinista dentro da perspetiva projetual. O trabalho final de mestrado apresenta-se aqui no modo PROJETO. Este Projeto, integrado na Pós Graduação em Ópera e Estudos Musico-Teatrais da ESMAE, consubstanciou-se na realização de figurinos para a ópera de Mozart, A Flauta Mágica, com encenação de Peter Konwitschny. O espetáculo teve estreia no dia 27 de Julho de 2013, na sala do Coliseu do Porto. A realização deste projeto articulou-se em duas fases: a primeira essencialmente orientada para uma pesquisa documental de forma a estudar e aprofundar os conhecimentos que contextualizam o universo operático e “A Flauta Mágica” em particular, e uma pesquisa acerca do trabalho de Peter Konwitschny, na tentativa de identificar algumas das características da sua encenação. A segunda, e em proximidade com o encenador, envolve todo o processo criativo. Partindo da dramaturgia que transparece na proposta do encenador, foram desenvolvidos figurinos no sentido de entender as suas intenções, para valorizar a ideia de encenação e a interpretação dos cantores.