Browsing by Author "Dias, Maria Ana Amaral de Figueiredo Guimarães"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Entrespassos, o processo criativo como lugar informePublication . Dias, Maria Ana Amaral de Figueiredo Guimarães; Pereira, Bruno Alexandre Bernardino; Azevedo, Mário Joaquim SilvaEste projecto é uma auto-etnografia, quase auto-retrato, de um querer pós-fenomenológico, que recorre ao método de investigação-acção monográfico. Parte da minha vontade de compreender melhor a forma como o meu olhar sobre caminhadas quotidianas que faço, me afecta no processo criativo. A pesquisa implicou referências acerca de caminhadas e dos caminhantes a que elas se entregam, da significância do objecto artístico, da imediatidade e espontaneidade da criação, do entre sentir - pensar - fazer. Tanto as caminhadas como a escrita, assumem um papel preponderante na recolha de fragmentos/sementes criativas. Ambas representam uma fenda no mundo, no meu pensar e sentir, onde se dão as ideias e se dão umas com as outras e umas às outras. Neste sentido, avancei para a criação artística de uma obra transdisciplinar, Entrespassos, que contempla as linguagens poéticas da palavra e do som (acrescentando ao projecto de investigação, a visual - fotografia), cujos alicerces criativos se sustentaram no mundo que me é externo e na sensação causada pela minha observação e escuta atentas, como principais responsáveis expressivos e geradores de conteúdo artístico. Espero com este projecto de investigação e respectivo objecto artístico, partilhar a urgência da receptividade sensorial e abertura do espírito à criação de uma obra, a partir de algo gerado e germinado em torno de uma postura de deslumbramento quase infantil, de um deslumbre perante o nosso quotidiano.
- Prática mental na execução pianísticaPublication . Dias, Maria Ana Amaral de Figueiredo Guimarães; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Lima, CristinaO presente relatório recai sobre a prática pedagógica desenvolvida no Centro de Cultura Musical e o projecto de investigação por mim realizado. Além do tratamento da informação recolhida, considerou-se relevante a realização de uma reflexão sobre a prática educativa. Este trabalho contém informação importante acerca da instituição onde foi realizado o estágio profissional por parte da autora, da organização da prática educativa e das respectivas planificações, perfis dos alunos, registo das aulas observadas e posteriores reflexões. Os pontos cruciais deste projecto de investigação, Prática mental na execução pianística, são o desenvolvimento da prática cerebral e consequente relaxamento muscular do aluno perante a obra. Foi trabalhada não só a consciência musical e analítica, mas também a corporal, procurando sobretudo a eficácia do estudo do instrumento. Através do registo dos resultados do método de Giseking e Leimer aos alunos seleccionados, pretendeu-se compreender a eficácia da presente investigação. Os resultados obtidos revelaram a pertinência ou não e importância de um projecto deste âmbito.
