Browsing by Author "Costa, Lurdes"
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- Ainda estou a aprender. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leituraPublication . Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Santos, Sandra; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Silva, Carla; Ferreira, Albertina; Costa, Lurdes; Azevedo, Helena; Carvalho, Marisa; Freitas, Tânia; Chaves-Sousa, Séli; Cruz, Joana; Fernandes, Ilda; Cosme, Maria do Céu; Rodrigues, BrunaA plataforma educativa interativa AEA - AINDA ESTOU A APRENDER (https://aindaestouaprender.com/) é um recurso educativo, de acesso livre, que tem como finalidade principal apoiar a aprendizagem da leitura, nomeadamente em alunos que apresentam dificuldades (DAL). Especificamente, pretendeu-se disponibilizar a professores e a outros profissionais um conjunto de atividades e materiais de avaliação que permitam a descrição quer dos conhecimentos/competências já adquiridos no âmbito da leitura, quer das competências em que os alunos apresentam dificuldades. Esta avaliação deve ser conduzida na ótica da organização de um plano de intervenção individualizado e adequado ao padrão e ao perfil de dificuldades de cada aluno. Para tal, foi também desenvolvido um conjunto de materiais, organizados em duas Páginas – “O que já sei” e “Vou aprender” –, que permitem, respetivamente, efetuar a avaliação e o treino/consolidação de aprendizagens no âmbito da leitura. Pais, outros técnicos, e alunos (com ou sem dificuldades) podem aceder igualmente à Plataforma e a todas as atividades nela inseridas. A conceção deste recurso pedagógico está ancorada numa revisão sistemática da investigação que tem sido produzida na área das Dificuldades de Aprendizagem da Leitura (DAL). A construção deste recurso educativo foi possível graças ao financiamento obtido no âmbito do Concurso de Apoio a Projetos de Investigação nos Domínios da Língua e da Cultura Portuguesas (Ref. 134604) promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian através do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas em 2014. Esta obra integra todos os conteúdos desenvolvidos (e que fazem parte da plataforma AEA), desde os referenciais teóricos às grelhas de avaliação, passando pela descrição dos procedimentos/atividades e materiais a usar na avaliação e intervenção nas DAL. Embora as atividades propostas sejam efetuadas maioritariamente em formato digital, elas estão também disponíveis para serem efetuadas em formato “papel e lápis”. Apesar de toda a informação presente nesta obra estar acessível na plataforma, entendeu-se que a sua organização em formato de e-book, poderia constituir-se como facilitadora na exploração da plataforma e como alternativa para os utilizadores que preferem a leitura em formato livro. Assim sendo, e uma vez que a presente edição reproduz, na íntegra, os conteúdos e materiais disponibilizados na plataforma, ao longo deste livro o leitor irá encontrar, frequentemente, a expressão “nesta plataforma”. Alguns dos materiais usados são apresentados em formato áudio ou vídeo, pelo que, em caso de se optar por implementar as atividades em formato “papel e lápis”, estes materiais terão de ser previamente descarregados através do Repositorium da Universidade do Minho em http://hdl.handle.net/1822/42431 ou na Biblioteca da plataforma em https://aindaestouaprender.com/. É permitida a duplicação de todos os materiais desta obra exclusivamente para efeitos de intervenção e de investigação.
- Falar, ler e escrever no Jardim de Infância: como a investigação suporta a açãoPublication . Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Baptista, Adriana; Brandão, Sara; Costa, Lurdes; Santos, SandraO programa Falar, ler e escrever no jardim de infância – FLE-JI resultou da integração e reflexão de dois projetos de intervenção no âmbito da literacia emergente – Melhor falar para melhor ler (Viana, 2001) e uma linha de ação do projeto Litteratus (Ribeiro, 2007). Tem como objetivo proporcionar a educadores de infância um conjunto estruturado de atividades que contribuam para o desenvolvimento das competências de literacia emergente. A importância de um trabalho sistemático nesta área é justificada pelo impacto destas competências na aprendizagem da leitura e da escrita, amplamente confirmado pela investigação (Coyne, McCoach, & Kapp, 2007; Haney & Hill, 2004; Kassow, 2006; Whitehurst & Lonigan, 1998). Trata-se de um programa desenvolvido no âmbito de uma parceria entre a Universidade do Minho e alguns jardins de infância, produto de um trabalho de vários anos que alia os resultados da investigação sobre literacia emergente à implementação e avaliação sistemáticas das suas atividades. Neste capítulo apresentam-se os objetivos, as opções tomadas, a justificação das mesmas e, sempre que relevante, inclui-se uma apreciação sobre o processo de implementação. A implementação do FLE-JI foi efetuada em articulação com educadoras de infância do Agrupamento de Escolas D. Maria II e Vale do Este, do Concelho de Vila Nova de Famalicão e do Agrupamento Vertical de Briteiros. Este trabalho em parceria permitiu analisar com as educadoras a adequabilidade do modelo adotado, o desenvolvimento partilhado de propostas de atividades e o seu ensaio com as crianças. Este último aspeto foi particularmente importante, facultando informações que permitiram avaliar a reação das crianças, as mudanças nos seus conhecimentos e competências, bem como as dificuldades encontradas na concretização do programa.
- A promoção da literacia emergentePublication . Barrera, Sylvia; Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Baptista, Adriana; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Costa, LurdesA publicação, em 2016, de uma atualização das Orientações Curiculares para a Educação Pré-escolar(OCEPE), veio reafirmar a tendência não escolarizante e integradora deste nível educativo. A revisão efetuada fornece também contributos de bas e teórica para a operacionalização das diferentes áreas de conteúdo. À semelhança das OCEPE publicadas em 1997, é concedida total liberdade ao educador para as operacionalizar, tarefa que é complexa, nomeadamente na área da literacia emergente. Nesta comunicação – e tendo como base uma análise dos conceitos de pré-requisitos para aprender a ler e competências facilitadoras da aprendizagem da leitura serão inicialmente analisados alguns equívocos relativamente à promoção da literacia emergente na educação pré-escolar. De seguida, serão elencadas as principais conclusões da investigação que vem sendo produzida na área da literacia emergente. Finalmente, será apresentado um conjunto de propostas de trabalho, sustentadas na investigação, em que «ouvir», «falar», «ler» e «escrever» – pilares da literacia emergente – são abordados de forma integrada, lúdica e respeitando as características cognitivas das crianças de 5-6 anos. Estas propostas de trabalho foram por sua vez, sistematizadas em dois programas de intervenção de raíz comum, destinados, respetivamente, a crianças portuguesas (FALAR, LER E ESCREVER. Propostas Integradoras para Jardim de Infância) e brasileiras (DECOLE: Desenvolvendo competências de letramento emergente. Propostas integradoras para a Pré-escola)