Browsing by Author "Campos, Filipa"
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- Aplicação do Relation Play em crianças com perturbação autistaPublication . Campos, Filipa; Portugal, Paula; Cardoso, Joana; Fernandes, ÂngelaEste estudo teve como objectivo verificar a eficácia de um programa de Relation play em crianças com Perturbação Autista, incidindo na comunicação não verbal e de interacção social. A amostra foi constituída por 3 crianças com Perturbação Autista. Foi realizado um estudo de caso quantitativo de carácter pré-experimental do tipo ABA. Os participantes foram submetidos a um programa de Relation Play constituído por 13 sessões, duas vezes por semana. O instrumento utilizado foi uma lista de verificação de comportamentos. Verificaram--‐se melhorias em alguns aspectos da comunicação não verbal e interacção social.
- Assessing the efficacy of the ‘Bicho De 7 Cabeças’ B-learning school-based program in enhancing mental health literacy and reducing stigmaPublication . Meilsmeidth, Gislene; Trigueiro, Maria João; Simões-Silva, Vítor; Simões de Almeida, Raquel; Portugal, Paula; Gomes, Paulo Veloso; Sousa, Sara; Campos, Filipa; Monteiro, Pedro; Soutelo, Ana Paula; Marques, AntónioThe prevalence of mental disorders in adolescents has a considerable impact on daily life, restricting tasks and diminishing overall quality of life while potentially leading to stigmatization. This study aims to measure the impact of a mental health literacy intervention program, called “Bicho de 7 Cabeças” project, in b-learning format, on the increase of knowledge and the decrease of stigma in young people from Póvoa de Varzim, in Portugal. A quasi-experimental study was conducted, from November 2022 to May 2023, involving an experimental group (“Bicho de 7 Cabeças” protocol) and an active control group (informational brochures), utilizing a pre-test/post-test design. Mental Health Literacy Measure-MHLM, Mental Health Promoting Knowledge Scale-MHPK-10, Mental Illness Knowledge Schedule-MAKS, Reported and Intended Behaviour Scale-RIBS, and Community Attitudes toward People with Mental Illness-CAMI were used. A total of 504 young students from the 9th grade enroll in this study, with a mean age around 14 years old. There is a significant difference between stigma (p <.001) and knowledge (p <.001) scores at baseline and follow-up. The results of this study shows that interventions aimed at young people for the promotion of mental health literacy and stigma reduction are needed and more initiatives should be implemented in schools to address these problems.
- Caracterização dos estilos de vida dos sem-abrigo da cidade do PortoPublication . Campos, Filipa; Marques, AntónioO fenómeno dos sem-abrigo está em constante crescimento nos centros urbanos, na cidade no Porto o mesmo acontece, sendo esta uma realidade ainda pouco conhecida. Têm sido realizados alguns estudos sobre esta problemática, no entanto poucos incidem sobre a população portuguesa, pouco se sabe sobre como vivem estes indivíduos e sobre o que define o seu estilo de vida. Os estilos de vida têm vindo a ser uma área de crescente interesse para estudo, visto que afecta a nossa saúde e a longo prazo tem influência nos padrões de morbilidade e mortalidade. Com este estudo procurou-se caracterizar os sem-abrigo da cidade do Porto e os comportamentos que tipificam o seu estilo de vida, bem como verificar se existem variáveis dos estilos de vida que se encontram correlacionadas com a presença de sintomatologia psicopatológica. Para este efeito, foi realizado um inquérito por questionário a 30 pessoas que vivem na condição de sem-abrigo na cidade do Porto, através da administração de um questionário de estilos de vida e da Brief Psychiatric Rating Scale (BPRS). Concluímos que os sem-abrigo se caracterizam por ser do sexo masculino, solteiros de nacionalidade portuguesa e baixa escolaridade. Constatamos que a maioria apresenta comportamentos pouco saudáveis como fumar e não praticar exercício físico, contudo têm cuidado com a higiene pessoal, apresentam uma boa higiene do sono e manifestam poucos comportamentos sexuais de risco. Verificamos que a ansiedade se encontra correlacionada negativamente com o stress, higiene do sono, insight e alimentação. As perturbações somáticas mostraram uma correlação com a higiene do sono, o humor depressivo com a higiene do sono e insight, o retraimento emocional com a socialização e falta de cooperação com a socialização, sendo todas estas correlações negativas. Encontramos ainda uma correlação positiva entre a lentificação e o consumo de substâncias e uma correlação negativa entre a lentificação e higiene do sono. Considerando os resultados obtidos pensamos ser fundamental prosseguir com estudos de investigação nesta área, para que de futuro as intervenções junto desta população consigam dar uma melhor resposta ao seu estado de saúde.
- Characteristics and life styles of the homeless adults in the city of Porto, PortugalPublication . Marques, António; Campos, Filipa; Queiros, C.The phenomenon of homelessness is steadily increasing in urban centers, including in Porto, Portugal, which is a reality not well characterized yet. Some studies have been conducted on this issue, although few focus on the homelessness lifestyle. However this topic seems to be of great interest to study, since it is known that lifestyle affects health and long term patterns of morbidity and mortality.
- Directrices prácticas para programas de apoyo entre personas com enfermedad mentalPublication . Campos, Filipa; Sousa, Ana; Rodrigues, Vânia; Marques, António; Queirós, Cristina; Dores, Artemisa RochaEste estudio tiene como objetivo determinar los principios orientadores para la implementación de programas de apoyo entre personas con problemas de salud mental en Portugal.
- Eficácia de um programa de literacia em saúde mental na redução do estigma em jovens da Póvoa de VarzimPublication . Moura, Ana Lia; Monteiro, Bárbara; Trigueiro, Maria João; Silva, Vítor Simões; Almeida, Raquel Simões de; Portugal, Paula; Sousa, Sara; Campos, Filipa; Soutelo, Ana Paula; Veloso, Paulo; Marques, António; Trigueiro, Maria João; Simões-Silva, Vitor; Simões de Almeida, Raquel; Portugal, Paula; de Sousa, Sara; Campos, Filipa; Machado Veloso Gomes, Paulo Sérgio; Pereira da Silva Marques, António JoséApesar da sociedade ocidental ter evoluído culturalmente no ultimo século, caminhando no sentido da liberalização e da democratização, ainda são visíveis muitos comportamentos preconceituosos e estigmatizantes, especialmente para com minorias. O estigma é então percebido como a marginalização e desvalorização de certos indíviduos tendo por base características consideradas diferentes. O principal objetivo é avaliar a eficácia do programa de intervenção - "Bicho de 7 Cabeças", destinado à diminuição do estigma da saúde mental na população jovem da Póvoa de Varzim, através da promoção da literacia em saúde mental. Realizou-se um estudo quasi-experimental, envolvendo uma amostra de 504 participantes a frequentar o 9º ano em estabelecimentos de ensino da Póvoa de Varzim. Os participantes foram distribuídos por grupo experimental, que recebeu intervenção com sessões educativas e grupo de controlo ativo, que recebeu uma intervenção com a entrega de conteúdo informativo. A avaliação foi realizada através de um questionário em formato digital, composto por questões sociodemográficas e o instrumento - Reported and Intended Behaviour Scale (RIBS). Resultados: Verificou-se uma diminuição nos níveis de estigma em ambos os grupos (p<0,001), e o valor da interação entre o efeito da intervenção e a pontuação do RIBS foi igualmente (p<0,001). Constatou-se a eficácia do programa de promoção de Literacia em Saúde Mental - "Bicho de 7 Cabeças" na redução dos níveis de estigma em jovens da Póvoa de Varzim.
- Formação para prestadores de suporte interpares: manual do formadorPublication . Rita Sousa, Ana; Campos, Filipa; Marques, António; Queirós, CristinaO suporte interpares é uma prática em crescente evolução no âmbito da doença mental e que pode ser definida como um “sistema de dar e receber ajuda baseado em princípios como o respeito, o sentido de responsabilidade e acordo mútuo sobre aquilo que é benéfico” (Mead, Hilton & Curtis, 2001, p. 135). Gartner e Riessman (1982) e Solomon (2004) definiram o suporte interpares como o suporte social e emocional, frequentemente associado a um suporte instrumental, fornecido ou prestado por pessoas com experiência de doença mental, a outras pessoas que vivenciam condições psiquiátricas similares, tendo como objetivo potenciar mudanças pessoais e sociais desejadas. A prática de suporte interpares é aceite e reconhecida para outras condições de que são exemplo, o abuso de substâncias, cancro, trauma e HIV. Contudo, no que respeita à doença mental esta prática encontra-se ainda em consolidação e expansão (Davidson, Chinman, Sells & Rowe, 2006).
- Formação para prestadores de suporte interpares: manual do participantePublication . Sousa, Ana Rita; Campos, Filipa; Marques, António; Queirós, CristinaO suporte interpares é uma prática em crescente evolução no âmbito da doença mental e que pode ser definida como um “sistema de dar e receber ajuda baseado em princípios como o respeito, o sentido de responsabilidade e acordo mútuo sobre aquilo que é benéfico” (Mead, Hilton & Curtis, 2001, p. 135).
- Implementation of a peer support program in mental illnessPublication . Campos, Filipa; Marques, António; Queirós, CristinaPeer support is a mutual aid system based on the belief that someone who faced/overcome adversity can provide support, encouragement and guidance to those who experience similar situations. Literature reveals that participation in peer support programs has benefits for people with mental illness, including increased self-esteem, self-confidence, empowerment and hope in their recovery.
- Mental health literacy and stigma in a municipality in the north of portugal: a cross-sectional studyPublication . Simões de Almeida, Raquel; Trigueiro, Maria João; Portugal, Paula; Sousa, Sara; Simões-Silva, Vítor; Campos, Filipa; Silva, Maria; Marques, AntónioPortugal has Europe’s second-highest prevalence of psychiatric illnesses, and this is the reason why mental health literacy (MHL) and stigma should be addressed. This study aimed to investigate the mental health literacy and stigma levels among different groups of people from Póvoa de Varzim, a municipality in the north of Portugal. Students, retired people, and professionals (education, social, and healthcare fields) were recruited using a convenience sample from June to November 2022. Participants’ MHL levels were evaluated using the Mental Health Promoting Knowledge Scale (MHPK), Mental Health Literacy Measure (MHLM) and Mental Health Knowledge Schedule (MAKS). Stigma levels were evaluated using Community Attitudes towards Mental Illness (CAMI) and the Reported and Intended Behaviour Scale (RIBS). A total of 928 questionnaires were filed. The respondents included 65.70% of women, a mean age of 43.63 (±26.71) years and 9.87 (±4.39) years of school education. MHL increased with age, education level and was higher in women (p < 0.001). A higher level of MHL was seen in health professionals (p < 0.001). Findings revealed that older people stigmatized people with mental illness more (p < 0.001), and the female gender stigmatize less (p < 0.001). In addition, results showed that stigma decreased with higher mental health literacy (r between 0.11 and 0.38; p < 0.001). To conclude, specific campaigns that promote mental health literacy should be tailored to specific profiles within this population to address those that have more stigma.
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