Browsing by Issue Date, starting with "2025-06-03"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Eficácia de um programa de literacia em saúde mental na redução do estigma em jovens da Póvoa de VarzimPublication . Moura, Ana Lia; Monteiro, Bárbara; Trigueiro, Maria João; Silva, Vítor Simões; Almeida, Raquel Simões de; Portugal, Paula; Sousa, Sara; Campos, Filipa; Soutelo, Ana Paula; Veloso, Paulo; Marques, António; Trigueiro, Maria João; Simões-Silva, Vitor; Simões de Almeida, Raquel; Portugal, Paula; de Sousa, Sara; Campos, Filipa; Machado Veloso Gomes, Paulo Sérgio; Pereira da Silva Marques, António JoséApesar da sociedade ocidental ter evoluído culturalmente no ultimo século, caminhando no sentido da liberalização e da democratização, ainda são visíveis muitos comportamentos preconceituosos e estigmatizantes, especialmente para com minorias. O estigma é então percebido como a marginalização e desvalorização de certos indíviduos tendo por base características consideradas diferentes. O principal objetivo é avaliar a eficácia do programa de intervenção - "Bicho de 7 Cabeças", destinado à diminuição do estigma da saúde mental na população jovem da Póvoa de Varzim, através da promoção da literacia em saúde mental. Realizou-se um estudo quasi-experimental, envolvendo uma amostra de 504 participantes a frequentar o 9º ano em estabelecimentos de ensino da Póvoa de Varzim. Os participantes foram distribuídos por grupo experimental, que recebeu intervenção com sessões educativas e grupo de controlo ativo, que recebeu uma intervenção com a entrega de conteúdo informativo. A avaliação foi realizada através de um questionário em formato digital, composto por questões sociodemográficas e o instrumento - Reported and Intended Behaviour Scale (RIBS). Resultados: Verificou-se uma diminuição nos níveis de estigma em ambos os grupos (p<0,001), e o valor da interação entre o efeito da intervenção e a pontuação do RIBS foi igualmente (p<0,001). Constatou-se a eficácia do programa de promoção de Literacia em Saúde Mental - "Bicho de 7 Cabeças" na redução dos níveis de estigma em jovens da Póvoa de Varzim.
- Impacto de um programa de apoio terapêutico online para cuidadores informaisPublication . Oliveira, Patrícia; Almeida, Raquel Simões de; Trigueiro, Maria João; Marques, António; Simões de Almeida, Raquel; Trigueiro, Maria João; Pereira da Silva Marques, António JoséDada a alta prevalência de cuidadores informais (CI) na Europa (cerca de 80%), e o impacto ambivalente do papel na sua saúde mental e física, desenvolveu-se o programa online “Group Hug – Informal Caregivers”. Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto deste programa na sobrecarga, bem-estar psicológico e resiliência em cuidadores informais residentes na área metropolitana de Lisboa. A amostra foi constituída por 17 participantes e foi realizada uma intervenção online com duração de 1 ano. O impacto do programa foi analisado através de uma avaliação realizada antes e após a participação, utilizando os seguintes instrumentos: Escala de Sobrecarga do Cuidador, Escala Breve de Coping Resiliente e a Escala de Medida de Manifestação de Bem-Estar Psicológico. Os resultados não indicaram melhorias significativas ao nível da sobrecarga (p=0.620), do coping resiliente (p=0.740), nem ao nível do bem-estar psicológico (p=0.326); isto pode dever-se a diversos fatores que caracterizam a amostra, à adesão às sessões, e ao facto de a resiliência ser um traço de personalidade e por isso poder ser alterado de forma limitada. As intervenções dirigidas aos cuidadores informais podem ser benéficas, mas é necessário continuar-se a investigar como devem ser implementadas para se garantir maior eficácia. Os terapeutas ocupacionais podem ter um papel importante nesta área, contribuindo com intervenções especializadas que promovam estratégias de gestão da sobrecarga, fortalecimento do bem-estar e desenvolvimento de recursos de resiliência nos cuidadores informais.
- Análise da funcionalidade em idosos do Alto Minho após o programa OtagoPublication . Alves, Odete; Carvalho, Ana de; Francisco, Ana; Pinho, Mariana; Carvalho, Camila; Martins, Hélder; Mesquita, Cristina; Lopes, Sofia; Santos, Paula; Carvalho Mesquita, Cristina; Lopes, SofiaO norte de Portugal apresenta uma elevadataxa de envelhecimento, associada a condições como sarcopenia, diminuição do equilíbrio e da força muscular. O obje,vo deste estudo foi avaliar o impacto do programa de exercícios de Otago (PEO) na funcionalidade e, de forma secundária, na perceção de saúde e no medo de cair em idososresidentes em estruturas residenciais no Alto Minho. Realizou-se um estudo pré-experimental com 37 par,cipantes (83,46 ± 6,53 anos)sendo a maioria mulheres (75,60%). O PEO foi implementado durante oitosemanas, com avaliação da funcionalidade antes e após a intervenção u,lizando os testes 30 seconds Sit to Stand (30STS), Timed Up and Go (TUG), 4 Stage Balance Test "Modified" (4SBTM), 15 seconds Step Test (15SST) e 10 meters Walking Speed (10MWS). A perceção de saúde e o medo de cair foram avaliados através de um ques,onário. Após a intervenção, observou-se uma melhoria significa,va na funcionalidade, com aumento das repe,ções do 30STS (6,69 ± 4,35 para 9,16 ± 5,35; p < 0,001) e redução do tempo do TUG (p = 0,006). No entanto, não foram encontradas diferenças significa,vas do 15SST (p = 0,142) e do 10MWS (p = 0,815). Houve uma melhoria significa,va do equilíbrio dinâmico (4SBTM, p < 0,001), mas não da perceção de saúde ou do medo de cair (p > 0,05). Conclui-se que o PEO melhora a força muscular, mobilidade e equilíbrio dinâmico, sem afetar a perceção de saúde ou o medo de cair.
