Browsing by Author "Caeiro, Sandra"
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- Análise da secção A. Caracterização da AmostraPublication . Moreira, Ana; Farinha, Carla Sofia; Rigueiro, Constança; Simão, João; Santos-Reis, Margarida; Duarte, Marina; Caeiro, SandraPrimeiro capítulo do relatório promovido pela Rede Campus Sustentável (RCS) e realizado pelos Grupos de Trabalho da RCS durante 2021.
- Análise da secção C. Educação e CurriculaPublication . Moreira, Ana; Farinha, Carla; Rigueiro, Constança; Simão, João; Santos-Reis, Margarida; Duarte, Marina; Caeiro, SandraTerceiro capítulo do relatório promovido pela Rede Campus Sustentável (RCS) e realizado pelos Grupos de Trabalho da RCS durante 2021.
- Boas práticas para a promoção da sustentabilidade no ensino e curricula nas instituições de ensino superiorPublication . Duarte, Marina; Farinha, Carla Sofia; Caeiro, Sandra; Reis, Margarida Santos; Simão, João; Rigueiro, Constança; Galacho, Cristina; Câmara, Patrícia; Pedro, Josélia; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Araújo, Marisa Almeida; Vieira da Silva, ManuelaReconhece-se que a sustentabilidade é um conceito interdisciplinar vital (Siller et al., 2022) e um dos maiores desafios que se colocam, não só atualmente, mas também às sociedades futuras (Suárez-López & Eugenio-Gozalbo, 2022). Por esse motivo, é necessária uma maior ênfase e enquadramento no ensino e curricula das Instituições de Ensino Superior (IES), motivando definir estratégias de aprendizagem que possibilitem preparar os e as estudantes para uma melhor consciencialização dos temas da sustentabilidade nas suas várias dimensões. Incluir a sustentabilidade nas políticas da educação é imperioso e reflete o reconhecimento dos particulares desafios, bem como das oportunidades que o novo século apresenta, impondo-se que os curricula permitam transmissão de conhecimento, valores e competências, de forma multidimensional, alinhada com a cidadania global. Num estudo realizado com Universidades públicas em Portugal, Farinha et. al (2020) concluíram que existem várias iniciativas relacionadas com a educação para a sustentabilidade, resultando principalmente da proatividade das IES, avançando cada uma a seu ritmo e de forma isolada, apesar de haver redes de colaboração entre docentes e investigadores. É neste espírito colaborativo que a Rede Campus Sustentável (RCS) desenvolve a sua atividade e realizou, em 2021, um inquérito no qual foi possível recolher informação sobre boas práticas para a promoção da sustentabilidade no ensino e curricula das IES portuguesas (Madeira et. al, 2022). Neste levantamento (N=30), alguns dos tópicos abordados foram a/o: i) promoção da revisão e melhoria dos curricula dos ciclos de estudos para integração da sustentabilidade; ii) promoção do desenvolvimento de competências em sustentabilidade na oferta formativa; iii) apoio dado aos e às docentes na promoção de competências em sustentabilidade nas unidades curriculares (UCs) que lecionam; iv) existência de outros espaços/ instalações, que não salas de aulas, onde decorram atividades letivas ou extracurriculares sobre sustentabilidade
- Horizontes futuros: repensar o ensino e curricula para a sustentabilidade no ensino superior através da implementação de casos práticosPublication . Rigueiro, Constança; Farinha, Carla Sá; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Silva, Manuela Vieira da; Caeiro, Sandra; Mapar, Mahsa; Moreiram Anabela; Vieira da Silva, ManuelaO Grupo de trabalho de Educação e Curricula para a Sustentabilidade definiu no seu plano de atividades para 2024 a realização de um ciclo de webinars denominado “Horizontes Futuros: repensar o ensino e curricula para a sustentabilidade no ensino superior”. Estes eventos são de periodicidade trimestral, na forma de mesa-redonda e abordam a implementação da sustentabilidade no ensino e curricula nas Instituições de Ensino Superior (IES), em particular as que subscreveram a Carta de Intenções com a Rede Campus Sustentável (RCS). Tendo por base a comunicação para a sustentabilidade, estes webinars têm como objetivo proporcionar momentos de partilha de experiências, práticas de sucesso e de desafios que as IES encontraram nesta implementação. Para tal são convidados membros da governança das IES, de norte a sul de Portugal, para reportar o que têm feito no âmbito da missão definida neste contexto. O objetivo deste trabalho é fazer um balanço destes webinars e realçar através da análise de conteúdo das suas apresentações e dos debates ocorridos, quais têm sido as práticas mais comuns, os atuais desafios e as dificuldades nas diversas IES.
