Browsing by Author "Bento, Tiago Filipe Silva"
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- A aprendizagem de repertório para clarinete dos autores argentinos A. Piazzolla, A. Ginastera e C. Guastavino no ensino secundárioPublication . Bento, Tiago Filipe Silva; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Saiote, António Manuel Correia; Abrantes, TiagoO presente Relatório de Estágio Profissional descreve todo o conjunto de atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto, no ano letivo 2017/2018, no âmbito da prática educativa desenvolvida no Ensino de Instrumento – Clarinete. A procura de obras que permitisse aos alunos do ensino secundário adquirir um conhecimento de repertório mais alargado foi um fator que me levou a realizar este Projeto de Investigação. Este relatório está dividido em três capítulos: o primeiro contextualiza a caracterização da instituição Conservatório de Música do Porto e as respetivas observações das aulas observadas, bem como o balanço geral das mesmas; o segundo capítulo dedica-se à Prática de Ensino Supervisionada, contendo registos das aulas lecionadas, bem como as suas planificações; o terceiro aborda o projeto de investigação desenvolvido. Com a realização desta investigação, pretende-se evidenciar que obras de compositores argentinos de referência são também de uma grande utilidade para a aprendizagem e desenvolvimento do conhecimento de um repertório mais alargado para alunos que estejam a frequentar o ensino secundário. A escolha dos compositores recaiu sobre Carlos Guastavino, Alberto Ginastera e Astor Piazzolla e as obras presentes no estudo são: Tonada y Cueca (1965), Variaciones Concertantes, op.23 (1953) e Six Etudes tanguistiques pour flûte seule – Étude no. 3 (1987). A metodologia utilizada neste estudo seguiu um modelo de âmbito qualitativo, através da delimitação do objeto de estudo consubstanciado nas fontes primárias (obras dos compositores argentinos já citada). Após a análise dos elementos de conteúdo musical e interpretativo, procedeu-se à elaboração de um estudo comparativo das referidas obras com timbres e formações diversas, incluindo sempre o clarinete numa circunstância sobretudo solística. Os resultados da investigação revelaram evidências dos benefícios do estudo destes compositores para alunos do ensino secundário.
- Carlos Guastavino: obras selecionadas para clarinete e pianoPublication . Bento, Tiago Filipe Silva; Coimbra, Daniela da Costa; Saiote, António Manuel CorreiaO objectivo do presente projecto artístico foi o de adquirir um maior conhecimento sobre o compositor argentino Carlos Guastavino (1912-2000) e sobre as características que este imprimiu à sua obra para clarinete e piano. Pretendeu-se ainda contribuir para a divulgação de peças raramente incluídas nos recitais de clarinete, partindo da análise das partituras e do estudo do contexto em que estas foram criadas como elementos essenciais para a sua interpretação, a qual procurou uma aproximação informada às intenções originais do compositor. Para tal, realizou-se uma biografia de Guastavino, tentando contextualizar a sua vida e obra numa identidade nacional argentina. Realizaram-se posteriormente entrevistas a dois clarinetistas intérpretes da sua obra, Florent Héau e Luis Rossi. Finalmente realizou-se uma análise interpretativa das obras que foram apresentadas em recital, tentando realizar um conceito artístico o mais informado possível. Verificou-se que as cinco obras apresentadas no recital (Tonada y Cueca – 1965, Sonata para Clarinete e Piano – 1971, Rosita Iglesias – 1966, Se equivocó la Paloma – 1941 e Pueblito, mi Pueblo – 1942) estão unidas pela influência da música folclórica argentina, demonstrando todas elas características simultaneamente nacionalistas e românticas, permitindo que a sonoridade do seu repertório seja facilmente identificada. Os conceitos acima mencionados e explorados no projecto aqui descrito foram amplamente estudados e experimentados na preparação do recital, tornando-se, teoria e prática, numa unidade indivisa.