Browsing by Author "Alves, João Bosco da Mota"
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- Construção do modelo SECI no projeto VISIR+: um estudo de caso das práticas e iniciativas de compartilhamento de conhecimento interorganizacionalPublication . Roque, Gabriela Rocha; Silva, Isabela Nardi da; Bilessimo, Simone Meister Sommer; Silva, Juarez Bento da; Alves, João Bosco da Mota; Alves, Gustavo R.O compartilhamento de conhecimento entre organizações, grupos e indivíduos, contribui significativamente para a criação de novos conhecimentos, bem como, para o aperfeiçoamento de conhecimentos existentes, esse processo resulta na espiral de criação do conhecimento, também conhecido como modelo SECI (Socialização, Externalização, Combinação e Internalização). Esta pesquisa foi sustentada pelo exemplo de compartilhamento de conhecimento interorganizacional presente no projeto VISIR+, o qual foi criado com o propósito de disseminar o laboratório remoto VISIR na América Latina. O VISIR é uma ferramenta educacional que permite testes de circuitos elétricos e eletrônicos de modo seguro e real, colaborando de forma benéfica em cursos de ensino a distância, bem como apoio em aulas presenciais. O VISIR+ é composto por uma parceria entre IESs europeias e latino-americanas. No Brasil, uma das IES participantes do projeto VISIR+ é a Universidade Federal de Santa Catarina, representada pelo Laboratório de Experimentação Remota (RExLAB). Além da implementação do VISIR na Universidade, o RExLab foi responsável por duas associadas. Esta pesquisa tem como como objetivo identificar as práticas e iniciativas de compartilhamento e criação do conhecimento, a partir do modelo SECI, na atuação do RExLab no âmbito do projeto VISIR+. Entre os resultados encontrados, tem-se a construção da representação gráfica e concreta do modelo SECI, correspondente a espiral do conhecimento, constatado por meio da interação cíclica e dinâmica entre o conhecimento tácito e explícito
- Integração de Plataformas VISIR para Maximizar o Número de Experimentos Remotos DisponíveisPublication . Mafra, Paulo Manoel; Pereira, Josiel; Alves, João Bosco da Mota; Bilessimo, Simone Meister Sommer; Alves, Gustavo R.O uso de laboratórios para a prática de eletrônica nem sempre é uma realidade nas instituições de ensino, seja por falta de componentes eletrônicos, técnicos de laboratório ou laboratórios apropriados. Com o intuito de resolver esse problema, foi desenvolvido no instituto BTH na Suécia, em 1999, o laboratório remoto para eletrônica chamado VISIR (Virtual Instrument Systems in Reality). Esse laboratório é semelhante a um laboratório presencial, onde os alunos acessam e desenvolvem sistemas eletrônicos através de um computador, tablet ou smartphone. A plataforma VISIR disponibiliza um osciloscópio, gerador de funções, fonte digital e multímetros além de componentes eletrônicos para o desenvolvimento das práticas. Embora muito poderosa, a plataforma possui algumas limitações como o número reduzido de componentes eletrônicos que podem ficar disponíveis em uma plataforma VISIR. Entretanto, quando contornadas, permitem que diversos usuários possam acessar um grande número de práticas eletrônicas. Neste artigo, descrevemos uma maneira de reduzir tais limitações, integrando os experimentos remotos disponibilizados nas várias plataformas VISIR instaladas pelo mundo. A partir dessa integração, é possível que um usuário escolha os componentes desejados ou a prática desejada e seja redirecionado para acessar a plataforma VISIR que possui os componentes eletrônicos necessários e ainda evitar que experimentos semelhantes sejam configurados em mais de uma plataforma VISIR.
- O Laboratório Remoto VISIR: uma revisão sistemáticaPublication . Silva, Isabel Nardi da; Pereira, Joseil; Bilessimo, Simone Meister Sommer; Alves, João Bosco da Mota; Silva, Juarez Bento da; Alves, Gustavo R.O mundo sofre com uma grande carência de profissionais capacitados na área de Engenharias por conta da dificuldade enfrentada por estudantes destas áreas, bem como desmotivação por parte de possíveis ingressantes ao ensino superior. Neste âmbito, surge o laboratório remoto VISIR, solução que busca apoiar o ensino de teoria e prática de circuitos elétricos e eletrônicos, tendo como público-alvo tanto estudantes da educação básica quanto provindos do ensino superior. Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre o laboratório remoto VISIR, suas principais características e funcionalidades e verificar como funciona o projeto VISIR+, realizado a partir de aplicações do laboratório remoto em instituições de ensino. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, exploratória, aplicada e qualitativa. A partir dos resultados adquiridos mediante a pesquisa, foi possível verificar as principais características do laboratório remoto, sendo este uma ferramenta de alto potencial para aplicação no ensino, bem como acerca do projeto VISIR+, que objetiva compartilhar a experiência adquirida com o uso do VISIR em instituições europeias com universidades latino-americanas. Este estudo subsidiará o desenvolvimento de trabalhos futuros, podendo estabelecer-se como fundamentação teórica, bem como ancorar a realização de novas aplicações do laboratório e divulgação do projeto VISIR+.
- Modelo de repositório de práticas didáticas de circuitos elétricos e eletrônicos utilizando o laboratório remoto VISIRPublication . Pereira, Josiel; Silva, Isabela Nardi da; Simão, José Pedro Schardosim; Carlos, Lucas Mellos; Silva, Juarez Bento; Bilessimo, Simone Meister Sommer; Alves, João Bosco da Mota; Alves, Gustavo R.Este trabalho tem por objetivo descrever o projeto e desenvolvimento de um modelo de repositório de práticas de circuitos elétricos e eletrônicos, que visa fornecer apoio à utilização de uma instância do laboratório remoto VISIR em cursos de engenharia. O laboratório remoto VISIR ´e uma ferramenta composta por recursos de software livre integrados a uma plataforma de hardware que permite a criação, acionamento e leitura de circuitos reais por meio da internet. Ao disponibilizar recursos relacionados às possíveis experiências na plataforma, espera-se facilitar sua utilização e integração no currículo. Posteriormente, pretende-se ampliar para recursos relacionados a outras instâncias do VISIR.
- Relato de implantação e utilização de uma instância do laboratório remoto VISIR em uma instituição brasileiraPublication . Pereira, Josiel; Simão, José Pedro Schardosim; Silva, Isabela Nardi da; Alves, João Bosco da Mota; Silva, Juarez Bento da; Alves, Gustavo R.Considerando laboratórios remotos como ferramentas de potencial para disponibilizar práticas laboratoriais de uma maneira eficiente, percebe-se o crescimento no desenvolvimento dessas soluções, este é o caso do laboratório remoto VISIR, que disponibiliza práticas relacionadas aos conteúdos de circuitos elétricos e eletrônicos, devido às vantagens oferecidas este tipo de tecnologias tem sido replicada e implantada em diversas instituições. Este trabalho visa apresentar o relato de instalação e utilização de uma instância do laboratório remoto VISIR junto a recursos desenvolvidos para facilitar sua utilização, em uma instituição de ensino brasileira, a UFSC, proporcionado a compressão sobre o funcionamento da plataforma e sobre possíveis aplicações da mesma, demonstrando a flexibilidade em relação aos níveis de ensino que a ferramenta pode ser utilizada, bem como os conteúdos que podem ser abordados.
- Solving Exercises on Optimal Control by the Conjugated Gradient Method: Benefits of Using a Remote Approach Based on the InternetPublication . Fischer, Benedito Renê; Silva, Juarez Bento da; Alves, João Bosco da Mota; Alves, Gustavo R.A remote application of a computational package for solving optimal control problems by the conjugated gradient method is implemented by the use of Internet technology. The implementation liberates the user from the details of the programming language, allowing him to focus in the Optimal Control problems. The implementation also provides a manner to protect the source code of the computational systems.
- Using remote lab network to provide support to public secondary school education levelPublication . Silva, Juarez Bento da; Alves, Gustavo R.; Alves, João Bosco da MotaThe advantages of networking are widely known in many areas (from business to personal ones). One particular area where networks have also proved their benefits is education. Taking the secondary school education level into account, some successful cases can be found in literature. In this paper we describe a particular remote lab network supporting physical experiments accessible to students of institutions geographically separated. The network architecture and application examples of using some of the available remote experiments are illustrated in detail.