ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico by Author "Andrade, Ana Francisca Peneda"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Um pequeno passo no envolvimento, um salto gigante para a aprendizagemPublication . Andrade, Ana Francisca Peneda; Pinto, José Alexandre; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deO presente relatório de estágio emerge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionado (PES) inscrita no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais do 2º CEB. O teor do relatório, de forma a habilitar para a docência nas áreas específicas, apresenta e representa todo o percurso realizado no decorrer da licenciatura e mestrado, em consonância com a elucidação das pedras basilares teóricas e legais que suportaram toda a ação. Assumindo o relatório um cariz reflexivo e indagador, estabelecido através da relação teoria-prática, é possível reconhecer a presença da metodologia de Investigação-Ação, submersa nas suas quatro fases – observação, planificação, ação e reflexão –, assim como o papel conferido à supervisão. Paralelamente, é dado destaque à coadjuvação desenvolvida com o par pedagógico da professora estagiária e com os professores cooperantes e institucionais, que permitiram um desenvolvimento holístico, a nível pessoal, profissional e social. A partir de uma convergência de pressupostos teóricos, didáticos e pedagógicos são apresentadas as ações desenvolvidas no decorrer das regências e dos projetos educativos e iniciativas, confluindo na componente investigativa, que pretendia ressaltar a preponderância da implementação de atividades educativas gamificadas no incremento de um efetivo e produtivo envolvimento no processo de aprendizagem. Na verdade, toda a ação pretendeu proporcionar este envolvimento, enquanto motriz de um processo de aprendizagem significativo, pois tal como proferido no título do presente relatório: Um pequeno passo no envolvimento, um salto gigante para a aprendizagem.