ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico by Author "Almeida, Joana Isabel Lourenço"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A minha promessa de professora: um caminho de ensino, aprendizagem e avaliaçãoPublication . Almeida, Joana Isabel Lourenço; Silva, Sara Aboim daO Relatório de Estágio (RE) insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e constitui um exercício de reflexão crítica e sistematização das aprendizagens realizadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES). O percurso formativo desenvolveu-se em dois contextos complementares: uma turma do 2.º ano do 1.º CEB e uma turma do 6.º ano do 2.º CEB, permitindo uma visão alargada sobre a progressão das aprendizagens e sobre os desafios pedagógicos inerentes a cada ciclo. A análise é sustentada por um enquadramento teórico que valoriza a construção de relações empáticas e seguras, a gestão da diversidade como fator de inclusão e a avaliação numa perspetiva formativa e humanizada. Paralelamente, foi conduzido um estudo de natureza qualitativa, no quadro da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e do Ensino Experimental das Ciências, centrado na promoção de hábitos de higiene junto dos alunos. A triangulação de dados recolhidos através de questionários, observações e produções dos alunos permitiu identificar evidências de desenvolvimento de literacia científica e de práticas epistémicas. Os resultados evidenciam que metodologias ativas, experimentação e feedback contínuo potenciam o envolvimento dos alunos e favorecem aprendizagens significativas. O estágio revelou-se, assim, um processo de crescimento profissional e pessoal, consolidando uma identidade docente assente na reflexão, na intencionalidade pedagógica e no compromisso ético com o desenvolvimento integral dos alunos.