ISCAP - CEOS - Comunicações em eventos científicos
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Browsing ISCAP - CEOS - Comunicações em eventos científicos by Author "Arau Ribeiro, María Del Carmen"
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- Desafios e barreiras à formação de formadores CLIL no Ensino Superior em blended learningPublication . Arau Ribeiro, María Del Carmen; Morgado, Margarida; Moreira Silva, Manuel; Coelho, MargaridaA Associação de Centros de Línguas no Ensino Superior em Portugal (ReCLes.pt) pretende partilhar com a comunidade de investigadores desenvolvimentos recentes na área de formação de formadores CLIL (Content and Language Integrated Learning) em modalidade mista, presencial e online (blended learning), com base numa experiência decorrida no segundo semestre o ano letivo de 2016/2017. São quatro os institutos politécnicos (IP) – de Castelo Branco, Guarda, Portalegre e Porto (ISCAP) – que participaram no design deste curso de formação de formadores CLIL em modalidade mista, com sessões de formação online assíncronas e sessões presenciais, acompanhamento individual e de tutoria, a partir das linhas orientadores propostas no manual escrito pela equipa intitulado CLIL Training Manual (Morgado et al. 2015). Nesta experiência de formação piloto, em modalidade mista, participaram docentes do ensino superior dos IP de Castelo Branco e da Guarda na qualidade de formandos e formadores das quatro instituições acima referidas, prevendo-se o seu alargamento, nacional e internacional, no próximo ano letivo. O artigo descreve os objetivos da formação que são técnicos (como ensinar eficazmente em inglês, ativando e consolidando as competências linguísticas em inglês dos alunos, utilizando a abordagem CLIL); a razão da configuração da formação de formadores em modalidade mista, dado o escasso tempo em comum de que os docentes dispõem para assistir a formações presenciais e a sua autonomia; o design das quatro unidades a partir dos especialismos dos formadores e do manual supracitado; as formas de gestão e articulação da formação a distância e decentralizada (em termos dos formadores, das avaliar a experiência em termos da coesão da formação, do trabalho solicitado aos formandos (número de horas efetivamente usado para a formação), da eficácia das aprendizagens, e do grau de satisfação dos formandos, usando para o efeito entrevistas com alguns dos formandos. Enquadra, finalmente, alguns obstáculos sentidos no decorrer da formação, procurando a sua correção, como a gestão do tempo individual de cada docente ou o não cumprimento das tarefas sugeridas, apontando metas para a sua resolução.
- (Re)Criação de uma formação em CLIL para professores em modalidade mista: aspetos logísticos e didáticosPublication . Arau Ribeiro, María Del Carmen; Morgado, María Margarida; Gaspar, Marcelo; Régio, Mónica; Moreira Silva, ManuelO projeto de formação em modalidade mista/blended learning de professores do ensino superior na abordagem CLIL, decorrido no ano letivo 2016/17 em três IES, foi sujeito a um processo crítico de autoavaliação com incidência sobre as potenciais barreiras e desafios de adaptação à modalidade mista de ensino/aprendizagem de uma formação inicialmente pensada como presencial. Com vista à reconstrução deste projeto da ReCLes. pt (a Associação em Rede de Centros de Língua no Ensino Superior em Portugal) para eventual disseminação e projeção nacional e internacional, o artigo relata a investigação e os desenvolvimentos do grupo de trabalho ReCLes. pt na (re) criação da formação em modalidade mista. O enfoque deste artigo recai sobre a gestão da sala de aula, o tríptico língua-cultura-especialização, o recurso às TIC, a extração de terminologia específica e a comunicação, bem como ao scaffolding adequado e ajustado às aprendizagens. Com os resultados obtidos no processo de autoavaliação, pretende-se reforçar as comunidades de aprendizagem e prática ativas e a motivação dos aprendentes e ainda potenciar o contacto com o professor formador e o próprio trabalho exigido na progressão da formação. Aliados a uma melhor gestão do tempo, estes resultados apontam para a necessidade de procurar novas abordagens quer à inclusão da aprendizagem de língua-cultura, quer à análise da área de especialização.