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Advisor(s)
Abstract(s)
A Associação de Centros de Línguas no Ensino Superior em Portugal (ReCLes.pt)
pretende partilhar com a comunidade de investigadores desenvolvimentos recentes na
área de formação de formadores CLIL (Content and Language Integrated Learning) em
modalidade mista, presencial e online (blended learning), com base numa experiência
decorrida no segundo semestre o ano letivo de 2016/2017. São quatro os institutos
politécnicos (IP) – de Castelo Branco, Guarda, Portalegre e Porto (ISCAP) – que
participaram no design deste curso de formação de formadores CLIL em modalidade
mista, com sessões de formação online assíncronas e sessões presenciais,
acompanhamento individual e de tutoria, a partir das linhas orientadores propostas
no manual escrito pela equipa intitulado CLIL Training Manual (Morgado et al. 2015).
Nesta experiência de formação piloto, em modalidade mista, participaram docentes do
ensino superior dos IP de Castelo Branco e da Guarda na qualidade de formandos e
formadores das quatro instituições acima referidas, prevendo-se o seu alargamento,
nacional e internacional, no próximo ano letivo. O artigo descreve os objetivos da
formação que são técnicos (como ensinar eficazmente em inglês, ativando e
consolidando as competências linguísticas em inglês dos alunos, utilizando a
abordagem CLIL); a razão da configuração da formação de formadores em modalidade
mista, dado o escasso tempo em comum de que os docentes dispõem para assistir a
formações presenciais e a sua autonomia; o design das quatro unidades a partir dos
especialismos dos formadores e do manual supracitado; as formas de gestão e
articulação da formação a distância e decentralizada (em termos dos formadores, das avaliar a experiência em termos da coesão da formação, do trabalho solicitado aos
formandos (número de horas efetivamente usado para a formação), da eficácia das
aprendizagens, e do grau de satisfação dos formandos, usando para o efeito
entrevistas com alguns dos formandos. Enquadra, finalmente, alguns obstáculos
sentidos no decorrer da formação, procurando a sua correção, como a gestão do tempo
individual de cada docente ou o não cumprimento das tarefas sugeridas, apontando
metas para a sua resolução.
Description
Keywords
Ensino Superior Blended learning CLIL
Citation
Publisher
Universidade Nova de Lisboa