Repository logo
 
Publication

Desafios e barreiras à formação de formadores CLIL no Ensino Superior em blended learning

dc.contributor.authorArau Ribeiro, María Del Carmen
dc.contributor.authorMorgado, Margarida
dc.contributor.authorMoreira Silva, Manuel
dc.contributor.authorCoelho, Margarida
dc.date.accessioned2021-05-21T09:07:22Z
dc.date.available2021-05-21T09:07:22Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractA Associação de Centros de Línguas no Ensino Superior em Portugal (ReCLes.pt) pretende partilhar com a comunidade de investigadores desenvolvimentos recentes na área de formação de formadores CLIL (Content and Language Integrated Learning) em modalidade mista, presencial e online (blended learning), com base numa experiência decorrida no segundo semestre o ano letivo de 2016/2017. São quatro os institutos politécnicos (IP) – de Castelo Branco, Guarda, Portalegre e Porto (ISCAP) – que participaram no design deste curso de formação de formadores CLIL em modalidade mista, com sessões de formação online assíncronas e sessões presenciais, acompanhamento individual e de tutoria, a partir das linhas orientadores propostas no manual escrito pela equipa intitulado CLIL Training Manual (Morgado et al. 2015). Nesta experiência de formação piloto, em modalidade mista, participaram docentes do ensino superior dos IP de Castelo Branco e da Guarda na qualidade de formandos e formadores das quatro instituições acima referidas, prevendo-se o seu alargamento, nacional e internacional, no próximo ano letivo. O artigo descreve os objetivos da formação que são técnicos (como ensinar eficazmente em inglês, ativando e consolidando as competências linguísticas em inglês dos alunos, utilizando a abordagem CLIL); a razão da configuração da formação de formadores em modalidade mista, dado o escasso tempo em comum de que os docentes dispõem para assistir a formações presenciais e a sua autonomia; o design das quatro unidades a partir dos especialismos dos formadores e do manual supracitado; as formas de gestão e articulação da formação a distância e decentralizada (em termos dos formadores, das avaliar a experiência em termos da coesão da formação, do trabalho solicitado aos formandos (número de horas efetivamente usado para a formação), da eficácia das aprendizagens, e do grau de satisfação dos formandos, usando para o efeito entrevistas com alguns dos formandos. Enquadra, finalmente, alguns obstáculos sentidos no decorrer da formação, procurando a sua correção, como a gestão do tempo individual de cada docente ou o não cumprimento das tarefas sugeridas, apontando metas para a sua resolução.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-99598-9-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/17975
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Nova de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://cnappes.org/cnappes-2017/files/2018/06/Livro_Atas_CNaPPES_2017.pdfpt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectBlended learningpt_PT
dc.subjectCLILpt_PT
dc.titleDesafios e barreiras à formação de formadores CLIL no Ensino Superior em blended learningpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage246pt_PT
oaire.citation.startPage241pt_PT
oaire.citation.titleCNAPPES 2017: 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superiorpt_PT
person.familyNameArau Ribeiro
person.familyNameSilva
person.givenNameMaría del Carmen
person.givenNameManuel
person.identifier2295553
person.identifier.ciencia-id3C1C-4D92-5B2B
person.identifier.ciencia-id7619-C207-CDB4
person.identifier.orcid0000-0002-2117-7396
person.identifier.orcid0000-0002-5966-4229
person.identifier.ridR-9753-2016
person.identifier.scopus-author-id7403410875
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication268386c5-4976-4655-9260-6b694b607b3c
relation.isAuthorOfPublication7fea1d68-a6fd-4f32-bd8a-fdc11630889f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery268386c5-4976-4655-9260-6b694b607b3c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Livro_Atas_CNaPPES_2017.pdf
Size:
698.92 KB
Format:
Adobe Portable Document Format