ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico by Author "Cainelli, Júlia Arruda"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Abordagens ativas no ensino de inglês como língua estrangeira a crianças no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Cainelli, Júlia Arruda; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daAs abordagens ativas na educação buscam envolver os alunos de forma participativa, incentivando-os a assumir um papel ativo em seu próprio processo de aprendizagem. Essa abordagem estimula a interação, a colaboração e o pensamento crítico, proporcionando uma experiência de aprendizagem mais significativa para as crianças. Neste contexto, os alunos são estimulados a desenvolver uma cidadania proativa, através de um engajamento ativo dos alunos em questões sociais, culturais e comunitárias, como é o caso da importância de práticas ecosustentáveis, promovendo a compreensão dos desafios ambientais, mas também incentiva a busca por soluções e a adoção de comportamentos sustentáveis no dia a dia. Neste estudo, procuraremos compreender como as abordagens ativas, ancoradas na abordagem de storytelling, com recurso a picture books, podem desenvolver tanto competências de compreensão e de produção nos alunos de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico, assim como permitir que eles se conectem emocionalmente com os personagens e as situações apresentadas nas histórias, fomentando competências essenciais à criação da sua cidadania, como o pensamento crítico e a criatividade. Para tal, recorremos a uma metodologia de índole etnográfica, em que realizámos uma análise documental dos percursos didáticos criados e dos dados recolhidos, como questionários e trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Os resultados demonstram que os alunos desenvolveram competências como o pensamento crítico e criatividade e, ainda, um forte sentido de consciência eco-comportamental.