ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico by Author "Azevedo, Maria João Dourado de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O Trabalho da Consciência fonológica no Ensino e Aprendizagem de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico - Um estudo de casoPublication . Azevedo, Maria João Dourado de; Araújo, Sofia Maria Cruz de MeloO presente estudo foi realizado no âmbito do Relatório Final de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo compreender as vantagens do trabalho da consciência fonológica da Língua Inglesa no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Este estudo apoia-se no trabalho de vários autores e estudiosos que entendem a consciência fonológica como uma mais valia para a oralidade do aluno, tendo grandes repercussões na sua leitura e escrita. Desta forma, defendem que o trabalho da consciência fonológica deve ser iniciado o mais cedo possível e que se corretamente feito, irá facilitar a aprendizagem de uma nova língua, nomeadamente o Inglês. O estudo empírico foi desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada, inserindo-se num estudo qualitativo com traços de estudo de caso, onde se recorreu à análise documental, sendo esta planos de aula e reflexões de 20 alunos. Os resultados obtidos permitem afirmar que, no contexto em questão, o trabalho da consciência fonológica (CF) é importante e facilitador na compreensão oral dos alunos e que as atividades associadas à mesma são motivadoras e facilitadoras para a leitura destes, melhorando consequentemente os resultados na leitura generalizada. Os resultados obtidos permitem também afirmar que o trabalho da CF é um trabalho que necessita ser recorrente e que necessita de bastante tempo para desenvolver.