ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico by Author "Almeida, João Miguel Rodrigues de"
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- A pedagogia para a autonomia e o desenvolvimento das creactical skills no ensino de Inglês no 1º CEBPublication . Almeida, João Miguel Rodrigues de; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daPartindo de uma pedagogia para a autonomia (Raya, Lamb & Vieira, 2007) aliada à abordagem comunicativa experiencial (Fernández-Corbacho, 2014), concretizada por meio de percursos de ensino e aprendizagem que se pretenderam holísticos e emancipadores, almejou-se com este trabalho apresentar evidências da possibilidade de contribuir para um desenvolvimento concomitante da autonomia e das creactical skills (Ohler, 2013; Cruz, 2019) dos alunos de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O estudo que aqui se apresenta foi desenvolvido com base em três principais objetivos: a) perspetivar e analisar diferentes abordagens no sentido de averiguar quais as mais indicadas para, através do Inglês, articular o desenvolvimento da autonomia com o desenvolvimento das creactical skills dos alunos, isto é, a capacidade de combinar pensamento crítico e criatividade de forma a dar resposta aos mais recentes desafios do século 21; b) inventariar e descrever as representações de diversos docentes relativamente à pedagogia para a autonomia e como essas representações se refletem (ou não) nas suas práticas; c) procurar identificar as práticas e recursos do ensino de Inglês no 1º CEB, testadas em contexto de prática supervisionada, que permitam autonomizar os alunos de forma a promover o seu desenvolvimento global (UNESCO, 2005; Sá, 2007; Sá & Andrade, 2008) e a facilitar a sua plena integração na sociedade. Neste estudo com contornos de investigação-ação, optou-se por uma metodologia de índole etnográfica, de natureza predominantemente qualitativa, com triangulação de diferentes instrumentos de recolha de dados (planificações das aulas, questionários, guiões de entrevistas, e vídeos e fotografias das práticas). Os principais resultados obtidos parecem mostrar que as práticas empreendidas são geradoras de motivação e de aprendizagens eficazes, as quais desafiam e incentivam os alunos a fazer um uso interligado da sua autonomia e creactical skills, promovendo, assim, o desenvolvimento destas competências.