ESMAE - DM - Ensino de Música
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Browsing ESMAE - DM - Ensino de Música by Author "Almeida, Fábio Alves de"
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- A disciplina de laboratório de improvisação musical: um contributo didático de implementação do estudo da improvisação como oferta complementar para alunos do 6º grau do ensino articulado e supletivoPublication . Almeida, Fábio Alves de; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Martins, João; Santos, MárioO principal objetivo deste relatório prende‐se com a elaboração de um documento reflexivo das aprendizagens e experiências vividas durante o processo de contacto com a prática profissional. Este mesmo será dividido em três capítulos: O primeiro contextualizará o meio, a escola e o registo de ensino abordado (Curso Profissional); o segundo irá expor a minha prática e reflexões como docente de Instrumento-Saxofone do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz do CMJ, e por fim, a última evidenciará o Projeto de Intervenção respectivo a todo o trabalho de um ano, na criação e implementação de uma nova disciplina intitulada “Laboratório de Improvisação” como oferta complementar para alunos do regime articulado e supletivo do 6ºgrau no ensino clássico do CRMVR, assim como referentes reflexões sobre problemáticas na sua criação, assim como outras descobertas durante o ano lectivo. Partindo de um design metodológico de abordagem de investigacao‐ação, em articulação com o contributo didático da nova disciplina “Laboratório de Improvisação”, para além da análise de conteúdo da revisão bibliográfica, foi incluído um estudo de índole qualitativa, a partir da aplicação da técnica de inquérito questionário aos alunos. Para compreender melhor o impacto desta disciplina no aluno, para perceber quais as vantagens que este obteve nesta introdução à improvisação, e paralelamente, para fazer um balanço geral sobre aspectos positivos desta disciplina e do meu desempenho docente, foi proposto aos alunos responder a um questionário de uma forma anónima, com perguntas de resposta direta, para confrontação de posições extremas, e perguntas de resposta de desenvolvimento, para análise de universos subjetivos. As conclusões revelaram que o balanço anual foi positivo, uma vez que improvisação mudou a maneira de ouvir música da maior parte dos alunos e que a vontade da maior parte dos alunos seria ter acesso a esta disciplina mais cedo no seu percurso académico musical.