ESHT - DM - Gestão do Turismo
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Browsing ESHT - DM - Gestão do Turismo by Author "Brito, Miguel Ângelo Santos"
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- Turismo cinematográfico e a imagem do destino: impactes nas comunidades anfitriãsPublication . Brito, Miguel Ângelo Santos; Liberato, Pedro; Sousa, BrunoNas últimas décadas, o turismo cinematográfico tem registado uma expansão em todo o mundo. Cada vez mais os autores apresentam definições, comportamentos e motivações dos turistas cinematográficos (Beeton, 2005). O turismo cinematográfico possui um conjunto de impactes positivos, como o fortalecimento das belezas paisagísticas, o orgulho local, a preservação da cultura local, a conservação dos recursos naturais, a atração de investimentos, a melhoria das infraestruturas locais, o aumento do número de instalações turísticas e oportunidades de emprego (Mendes et al., 2016). No entanto, tendo como base os mesmos autores existem também impactes negativos a ter em conta: aumento do congestionamento do tráfego, aumento do lixo e do preço de muitos bem e serviços, a perturbação da paz e tranquilidade, conflitos sociais, aumento da criminalidade e do uso de drogas e álcool. A esta temática aliou-se a imagem do destino que, de acordo com Baloglu e McCleary (1999), é gerada a partir de fatores pessoais dos turistas bem como estímulos externos. Este conceito possui um conjunto de componentes abordados neste estudo, nomeadamente a imagem cognitiva, afetiva e conativa. Posto isto, foi definido o objetivo geral do estudo que se baseia em compreender de que forma o turismo cinematográfico e a imagem do destino impactam as comunidades anfitriãs em Portugal. Para além disso foram definidos três objetivos específicos: avaliar a atratividade de Portugal como destino cinematográfico com recurso à imagem cognitiva; analisar as características sociodemográficas com o impacto do turismo cinematográfico; e avaliar a imagem afetiva da comunidade anfitriã como resultado dos impactes do turismo cinematográfico. Para responder a estes objetivos, foi criado e aplicado um questionário a 125 residentes em Portugal. A partir dos dados recolhidos e da aplicação do teste ANOVA e a Correlação de Pearson conclui-se que a faixa etária da comunidade anfitriã determina os impactes do turismo cinematográfico no local e os impactes do turismo cinematográfico vão determinar o sentimento da comunidade local ao visualizar Portugal em filmes/séries. Ao nível das limitações do estudo é importante referir que ainda não existe informação suficiente e atualizada sobre o conceito de turismo cinematográfico. Para além disso, a extensão do questionário constitui um constrangimento para a atração de participantes a este estudo. Em estudos futuros propõe-se a análise do turismo cinematográfico por região tendo em conta as obras filmadas nestes locais. Para além disso, a criação de focus group e entrevistas exploratórias é fundamental para a troca de ideias e conhecimento.