ISEP - DEE - Neutro à Terra - Revista Técnico-Científica
Permanent URI for this community
Também disponível em https://parc.ipp.pt/index.php/neutroaterra/index
Browse
Browsing ISEP - DEE - Neutro à Terra - Revista Técnico-Científica by Author "Andrade, António Carvalho de"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação dos primeiros 6 anos de uma microprodução fotovoltaicaPublication . Andrade, António Carvalho deAs energias fósseis foram um fator vital para a industrialização até à atualidade. Mas a sua utilização não é neutra do ponto de vista ambiental, pois são libertados gases de efeito de estufa (GEE), que estão a alterar o equilíbrio da nossa atmosfera que existia no período pré-industrial. Apoiado em estudos científicos cada vez mais credibilizados pela comunidade científica, o poder político está a ficar cada vez mais consciente das suas consequências climáticas, e por isso empenhado em mudar a matriz energética com vista à sua progressiva redução, substituindo-as por energias renováveis. Por outro lado, o custo unitário de produção de energia elétrica a partir da energia solar e eólica, devido à progressiva evolução tecnológica que se está a verificar na sua conversão, está continuamente a baixar, concorrendo já em mercado em igualdade de circunstâncias com as energias fosseis, permitindo dessa forma a anulação de subsídios que foram inicialmente necessários para que fosse viável economicamente a sua exploração.
- Comparação de tecnologias em veículos automóveisPublication . Andrade, António Carvalho deO domínio do Motor de Combustão Interna (MCI) começa a ser ameaçado pelo aparecimento das tecnologias Zero Emissão (ZE). Há mesmo países que já anunciaram a intensão de proibir a comercialização dos automóveis com MCI a partir de 2030, devido às suas emissões poluentes. Neste artigo são analisadas as duas tecnologias ZE disponíveis e comparadas com o MCI [1].
- O Custo dos Carregamentos de Um Veículo Elétrico: Nissan Leaf IIPublication . Andrade, António Carvalho deOs veículos elétricos (VE), em primeiro lugar, são a solução para a redução da poluição rodoviária nas cidades e, em segundo lugar, irão também contribuir fortemente para a redução da poluição global, dado que a sua contribuição não é negligenciável. A sociedade ciente destes problemas está a aumentar a sua aquisição, ajudada pelo aumento da oferta de mais e melhores VE, cada vez mais baratos ou mesmo com um preço inferior às tecnologias clássicas. Na aquisição de um VE, um dos pontos mais críticos em análise é o custo do seu carregamento nas redes domésticas, públicas ou privadas. Neste artigo são analisados, com todo o detalhe, os carregamentos efetuados durante uma viagem pelo autor a Miranda do Douro. Com a finalidade de validar os resultados obtidos, são também analisados os custos de carregamento de outros dois VE nas redes de carregamento.
- Mobilidade elétricaPublication . Andrade, António Carvalho deNo último século, a utilização de combustíveis fosseis permitiram uma acelerada industrialização intimamente associada a consumos crescentes de energia. Mas a sua utilização não é neutra do ponto de vista ambiental, pois liberta gases de efeito de estufa (GEE), que estão a alterar o equilíbrio da nossa atmosfera que existia no período préindustrial. Apoiado em estudos científicos cada vez mais credibilizados pela comunidade científica, o poder político está consciente das suas consequências climáticas, e por isso empenhado em mudar a matriz energética com vista a uma redução progressiva dos GEE.
