ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by Author "Alves, Maria Carolina da Cunha"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de EstágioPublication . Alves, Maria Carolina da Cunha; Marta, Maria Margarida Campos; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deO presente relatório retrata a Prática Educativa Supervisionada desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrada numa lógica formativa profissionalizante, que adota a epistemologia praxeológica e a colaboração como peças-chave na construção de um docente inovador e criativo. Neste percurso formativo revela-se a importância da metodologia de Investigação-Ação que, pela sua dinâmica, induziu à mobilização de saberes científicos, pedagógicos, didáticos e metodológicos, procurando dar resposta às dificuldades e interesses das crianças. Os processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação constituíram a base de uma ação contínua de cariz transformador, a fim de promover uma prática mais contextualizada, com significado no desenvolvimento das crianças e da futura profissional. As experiências vividas em ambos os contextos educativos apresentam-se indissociáveis do panorama teórico-legal que guia o sistema educativo português, assim como de constructos teóricos e abordagens pedagógicas, numa articulação entre a teoria e os saberes emergentes da prática. Igualmente, inscrevem-se no paradigma socioconstrutivista, onde a criança é considerada como um agente central e ativo na (co)construção das próprias aprendizagens, adotando o docente um papel orientador desse processo. O mestrado de perfil duplo permitiu uma formação de continuidade entre níveis educativos pela visão alargada do desenvolvimento da criança, pelo espírito colaborativo entre os intervenientes do processo educativo e pelo despertar para uma aprendizagem ao longo da vida, pois na educação nada é estático.