ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by Author "Almeida, Ana Filipa Marques"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de EstágioPublication . Almeida, Ana Filipa Marques; Marta, Maria Margarida Campos; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deA Prática Educativa Supervisionada apresenta-se como um elemento fundamental no processo de formação de um profissional de educação, potenciando no mesmo uma postura crítica, indagadora e reflexiva e permitindo o desenvolvimento do saber pensar e agir, de forma consistente, adequada e articulada nos diferentes contextos educativos, tendo em conta o paradigma socioconstrutivista da educação para uma promoção do desenvolvimento holístico da criança. Numa perspetiva dialética entre teoria e prática, o presente relatório mobiliza conhecimentos de índole científica, pedagógica e didática que orientaram toda a prática educativa desenvolvida, proporcionando uma articulação intrínseca entre o quadro concetual e a ação educativa vivenciada, contribuindo para o desenvolvimento da mestranda, quer a nível profissional quer pessoal. Este processo de formação profissional baseou-se ainda no processo cíclico de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, presentes na Metodologia de Investigação-Ação, visando uma transformação da educação que só poderia ser obtida através da observação contínua e sistemática dos contextos onde se desenrolou a PES e com a criação e implementação de práticas mais consistentes, inovadoras e renovadas, assumindo o docente como agente de mudança e de transformação da realidade educativa do contexto em que se encontra. Assim, neste percurso formativo, importa salientar o trabalho colaborativo desenvolvido entre todos os intervenientes no contexto de escola onde o estágio ocorreu, que muito contribuíram para a construção da identidade profissional da mestranda e para o desenvolvimento de um perfil duplo.