ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo by Author "Abreu, Alexandre Gomes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estéticas convergentes na pedagogia do clarinete e do canto segundo António SaiotePublication . Abreu, Alexandre Gomes; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Saiote, António Manuel Correia; Abrantes, Tiago; Martins, PauloNo presente Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino de Música constam as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto, no ano letivo 2021/2022, no âmbito da Unidade Curricular anual Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida no Ensino do Clarinete e da Classe de Conjunto. A importância de uma convergência entre o clarinete e o canto no ensino do instrumento, bem como a mestria e conhecimento do músico António Saiote acerca do assunto, foram a principal motivação na realização deste projeto de investigação. Através de uma metodologia de análise qualitativa, e neste contexto, de uma análise de conteúdo a uma entrevista realizada a António Saiote, a investigação centra-se na necessidade de utilizar no ensino do clarinete com a associação de uma boa prática do canto. São por isso demonstradas as semelhanças do clarinete com a voz humana, bem como a utilização do instrumento por compositores como W.A.Mozart, G.Verdi, entre outros que privilegiavam o lirismo e virtuosismo na sua música. A voz como um meio de comunicação e expressão de sentimentos é também uma importante referência na investigação, dada a sua importância na prática do clarinete. Todos estes conhecimentos foram interligados e reforçados por António Saiote, referindo na sua entrevista que gentilmente colaborou, estéticas convergentes de interpretação musical do clarinete e do canto, bem como hábitos importantes da prática musical que se devem priorizar e reavivar, concluindo este trabalho com uma proposta pedagógica de trabalho de dicção, podendo esta ser utilizada nos diferentes graus do ensino artístico especializado de música.