ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Educação e Formação de Adultos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Educação e Formação de Adultos by Author "Benvenutti, Leonardo Matheus Pagani"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Licenciar-se na vida adulta: as implicações da conclusão do Curso de Licenciatura em Computação nas trajetórias de vida dos adultos formados pelo Instituto Federal Educação, Ciências e Tecnologia FarroupilhaPublication . Benvenutti, Leonardo Matheus Pagani; Mendes, Ivaneide Dias PereiraO presente trabalho busca compreender a relevância que a participação em um curso superior de formação de professores proporcionou à trajetória de vida dos adultos licenciados. Inscreve-se, portanto, como uma investigação sobre a educação de adultos no âmbito formal com implicações na formação profissional e humana dos sujeitos. Em um primeiro momento é exposta uma fundamentação teórica que situa o objeto de pesquisa em uma narrativa histórica do desenvolvimento educacional brasileiro no sentido de contextuá-lo na contemporaneidade. Busca efetuar uma leitura de quem são estes adultos, sujeitos concretos. São apresentados e discutidos momentos-chave no tocante à educação de adultos, formação de professores, bem como as caraterísticas pessoais dos adultos, tais como aspetos motivacionais e tempos de aprendizagem. Posteriormente, os detalhamentos da pesquisa empírica são apresentados. Tomou-se como base os relatos dos egressos do Curso de Licenciatura em Computação, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Santo Augusto, consistindo em um estudo de caso situacional. Para recolha de dados foi empregada entrevista semiestruturada, com guião definido previamente com a intencionalidade de obter subsídios à análise baseada em categorias. Por fim, são apresentados os resultados da pesquisa, inscrita no paradigma interpretativo, e considerações acerca desta. São analisados os discursos afim de perceber os encadeamentos que a participação, no referido curso, proporcionou à trajetória de vida dos adultos entrevistados, durante o período formativo e pós-formativo