ESE - DPRM - Ensino de Música
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino de Música by Author "Borges, Cátia Sofia Lopes de Freitas"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A audição musical: estratégias para o seu desenvolvimentoPublication . Borges, Cátia Sofia Lopes de Freitas; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa MariaO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Música, ramo de Formação Musical. O primeiro capítulo é constituído por uma breve passagem pela evolução do ensino especializado da música e da disciplina de Formação Musical, desde o início do séc. XX. É incluído neste relatório, uma apresentação da instituição que aceitou ser a anfitriã da prática de ensino supervisionada – Conservatório de Música de Paredes. O segundo capítulo apresenta uma reflexão fundamentada sobre a prática educativa desenvolvida, tendo por base a experiência adquirida durante as aulas observadas e lecionadas. Paralelamente, aqui também é feita uma abordagem a autores que são referências importantes no âmbito da didática e da pedagogia. Por último, o terceiro capítulo apresenta-se com o projeto de investigação desenvolvido ao longo do presente ano letivo, tendo como tema “A audição musical: estratégias para o seu desenvolvimento”. O referido projeto tem como objetivo investigar estratégias de audição musical e analisar o efeito da sua aplicação no desenvolvimento das competências necessárias para uma proficiência auditiva eficaz. A investigação incidiu sobre uma turma de 6º grau (10º ano) do ensino articulado, do Conservatório de Música de Paredes e trata-se de uma investigação-ação. Pretende-se, assim, fundamentar as ideias defendidas através da execução e análise de testes auditivos, da aplicação de possíveis estratégias facilitadoras do desenvolvimento auditivo, de uma observação direta e, ainda, da aplicação de inquéritos por questionário aos alunos. Os resultados obtidos mostram alguma evolução das competências auditivas dos alunos, desde a aplicação das estratégias de audição musical.