ESE - DPRM - Ensino de Música
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino de Música by Author "Barcelos, Isabel Dinis"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Tomás Borba: Currículo, Metodologia e DidáticaPublication . Barcelos, Isabel Dinis; Costa, Jorge Alexandre; Pais-Vieira, LuísaO Relatório de Estágio Profissional é um documento que pretende apresentar de uma forma reflexiva todos os momentos experienciados no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. Este trabalho está dividido em três capítulos. O primeiro pretende caraterizar a Academia de Música de Espinho, polo de estágio. A sua descrição teve como base o projeto educativo da instituição e a vivência pessoal na instituição. Também apresenta a importância e o porquê da escolha do meu tema de investigação. No segundo capítulo é apresentado um pequeno enquadramento teórico sobre todos os processos integrantes na Prática de Ensino Supervisionada, como também o desenvolvimento profissional vivido através deles, a caraterização das turmas e, para terminar, é desenvolvida uma pequena contextualização sobre a fase de ensino à distância. No terceiro e último capítulo é apresentado o tema do Projeto de Investigação, Tomás Borba: currículo, metodologia e didática. Esta investigação pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelo autor e a sua importância para a disciplina de Formação Musical durante o início do século XX. Para isso foi feita a análise dos conteúdos programáticos desenvolvidos nos seus manuais de Solfejo e a comparação destes com os programas da disciplina de Solfejo na época. No final foram realizadas fichas de trabalho, com base nas planificações trimestrais da Academia de Música de Espinho sobre os exercícios e conteúdos abordados no trabalho de Tomás Borba. Os resultados destas fichas, juntamente com notas de campo relativas às opiniões dos alunos sobre as mesmas também foram analisadas para uma perceção mais completa e integrada, no sentido de se poder perceber se o trabalho do autor continua atual à realidade da disciplina de Formação Musical