ESE - DPRM - Ensino de Música
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Browsing ESE - DPRM - Ensino de Música by Author "Araújo, Marco Filipe Apolinário"
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- A marcação de compasso: Um processo mecânico ou um gesto musicalPublication . Araújo, Marco Filipe Apolinário; Costa, Jorge Alexandre; Vieira, Luisa Santos PaisO atual relatório de estágio propõe uma análise reflexiva das aprendizagens adquiridas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, culminando, dessa forma, o 2.º ciclo de estudos concretizado na Escola Superior de Educação e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto. Desenvolve-se em torno de quatro capítulos. O primeiro capítulo trata da reflexão sobre a relação dos alunos do Conservatório de Música de Paredes com a disciplina de Formação Musical, seguido de uma contextualização do polo de estágio, integrando a caracterização das disciplinas e turmas de ensino básico e secundário envolvidas na Prática de Ensino Supervisionada. O segundo capítulo expõe o contexto geográfico, os detalhes do Conservatório de Música de Paredes e o seu projeto educacional e as observações práticas de forma a contextualizar o terceiro capítulo, onde se descreve de forma detalhada todo o processo do estágio: a observação e registo de aulas; a planificação e lecionação de aulas; e, por fim, as reflexões e análises pertinentes para o desenvolvimento profissional pessoal. O quarto capítulo apresenta uma investigação sobre o tema “A marcação de compasso: um processo mecânico ou um gesto musical”. Para recolha de dados, foram utilizados questionários conduzidos para os docentes da disciplina de Formação Musical, alunos atuais e passados da disciplina e uma entrevista. A revisão de literatura, aliada à triangulação e análise dos resultados dos questionários, oferece uma reflexão sobre a importância, aplicação e direções futuras da marcação de compasso como um processo mecânico e um gesto musical na Formação Musical. As significações e implicações do cruzamento entre a prática de ensino supervisionada e o estudo encorajam a reflexão e aplicação prática no contexto educacional, podendo orientar uma visão mais integrada e alargada da Formação Musical.