ESMAD - DAI - Livros, partes de livro ou capítulos de livro
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Browsing ESMAD - DAI - Livros, partes de livro ou capítulos de livro by Author "Brandão, Sara"
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- Ainda estou a aprender. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leituraPublication . Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Santos, Sandra; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Silva, Carla; Ferreira, Albertina; Costa, Lurdes; Azevedo, Helena; Carvalho, Marisa; Freitas, Tânia; Chaves-Sousa, Séli; Cruz, Joana; Fernandes, Ilda; Cosme, Maria do Céu; Rodrigues, BrunaA plataforma educativa interativa AEA - AINDA ESTOU A APRENDER (https://aindaestouaprender.com/) é um recurso educativo, de acesso livre, que tem como finalidade principal apoiar a aprendizagem da leitura, nomeadamente em alunos que apresentam dificuldades (DAL). Especificamente, pretendeu-se disponibilizar a professores e a outros profissionais um conjunto de atividades e materiais de avaliação que permitam a descrição quer dos conhecimentos/competências já adquiridos no âmbito da leitura, quer das competências em que os alunos apresentam dificuldades. Esta avaliação deve ser conduzida na ótica da organização de um plano de intervenção individualizado e adequado ao padrão e ao perfil de dificuldades de cada aluno. Para tal, foi também desenvolvido um conjunto de materiais, organizados em duas Páginas – “O que já sei” e “Vou aprender” –, que permitem, respetivamente, efetuar a avaliação e o treino/consolidação de aprendizagens no âmbito da leitura. Pais, outros técnicos, e alunos (com ou sem dificuldades) podem aceder igualmente à Plataforma e a todas as atividades nela inseridas. A conceção deste recurso pedagógico está ancorada numa revisão sistemática da investigação que tem sido produzida na área das Dificuldades de Aprendizagem da Leitura (DAL). A construção deste recurso educativo foi possível graças ao financiamento obtido no âmbito do Concurso de Apoio a Projetos de Investigação nos Domínios da Língua e da Cultura Portuguesas (Ref. 134604) promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian através do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas em 2014. Esta obra integra todos os conteúdos desenvolvidos (e que fazem parte da plataforma AEA), desde os referenciais teóricos às grelhas de avaliação, passando pela descrição dos procedimentos/atividades e materiais a usar na avaliação e intervenção nas DAL. Embora as atividades propostas sejam efetuadas maioritariamente em formato digital, elas estão também disponíveis para serem efetuadas em formato “papel e lápis”. Apesar de toda a informação presente nesta obra estar acessível na plataforma, entendeu-se que a sua organização em formato de e-book, poderia constituir-se como facilitadora na exploração da plataforma e como alternativa para os utilizadores que preferem a leitura em formato livro. Assim sendo, e uma vez que a presente edição reproduz, na íntegra, os conteúdos e materiais disponibilizados na plataforma, ao longo deste livro o leitor irá encontrar, frequentemente, a expressão “nesta plataforma”. Alguns dos materiais usados são apresentados em formato áudio ou vídeo, pelo que, em caso de se optar por implementar as atividades em formato “papel e lápis”, estes materiais terão de ser previamente descarregados através do Repositorium da Universidade do Minho em http://hdl.handle.net/1822/42431 ou na Biblioteca da plataforma em https://aindaestouaprender.com/. É permitida a duplicação de todos os materiais desta obra exclusivamente para efeitos de intervenção e de investigação.
- Desenvolvendo competências de letramento emergente na pré-escola: como a investigação sustenta a práticaPublication . Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Baptista, Adriana; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Santos, SandraO programa Desenvolvendo Competências de Letramento Emergente (DECOLE) consiste em uma adaptação para o Brasil do programa Falar, Ler e Escrever: Propostas Integradoras para Jardim de Infância – FLE-JI (VIANA; RIBEIRO, 2014), o qual resultou da integração e reflexão de dois projetos de intervenção no âmbito do letramento emergente – Melhor falar para melhor ler (VIANA, 2002) e uma linha de ação do projeto Litteratus (RIBEIRO et al., 2007). Tem como objetivo proporcionar aos professores da educação infantil um conjunto estruturado de atividades que contribuam para o desenvolvimento das competências de letramento emergente. A importância de um trabalho sistemático nessa área é justificada pelo impacto dessas competências na aprendizagem da leitura e da escrita, amplamente confirmado pela investigação (COYNE; MCCOACH; KAPP, 2007; HANEY; HILL, 2004; KASSOW, 2006; WHITEHURST; LONIGAN, 1998). O programa original (FLE-JI) foi desenvolvido no âmbito de uma parceria entre a Universidade do Minho e alguns jardins de infância, consistindo no produto de um trabalho de vários anos, que alia os resultados da investigação sobre letramento emergente à implementação e à avaliação sistemáticas das suas atividades. Nesse sentido, o programa foi implementado de maneira experimental em alguns agrupamentos escolares de Portugal nos períodos de 2008 a 2011, em articulação com educadoras de infância. Esse trabalho em parceria permitiu analisar com as educadoras a adequação do modelo adotado, o desenvolvimento partilhado de propostas de atividades e o seu ensaio com as crianças. Esse último aspecto foi particularmente importante, proporcionando informações que permitiram avaliar a reação das crianças, as mudanças nos seus conhecimentos e competências, bem como as dificuldades encontradas na concretização do programa. Considerando-se os resultados positivos obtidos (RIBEIRO; COSTA; BRANDÃO, 2014), decidiu-se pela criação de uma versão brasileira do programa. Neste capítulo, apresentam-se os objetivos, as opções tomadas na construção dos programas (tanto do FLE-JI quanto do DECOLE) e suas justificativas teóricas.
- Falar, ler e escrever no Jardim de Infância: como a investigação suporta a açãoPublication . Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Baptista, Adriana; Brandão, Sara; Costa, Lurdes; Santos, SandraO programa Falar, ler e escrever no jardim de infância – FLE-JI resultou da integração e reflexão de dois projetos de intervenção no âmbito da literacia emergente – Melhor falar para melhor ler (Viana, 2001) e uma linha de ação do projeto Litteratus (Ribeiro, 2007). Tem como objetivo proporcionar a educadores de infância um conjunto estruturado de atividades que contribuam para o desenvolvimento das competências de literacia emergente. A importância de um trabalho sistemático nesta área é justificada pelo impacto destas competências na aprendizagem da leitura e da escrita, amplamente confirmado pela investigação (Coyne, McCoach, & Kapp, 2007; Haney & Hill, 2004; Kassow, 2006; Whitehurst & Lonigan, 1998). Trata-se de um programa desenvolvido no âmbito de uma parceria entre a Universidade do Minho e alguns jardins de infância, produto de um trabalho de vários anos que alia os resultados da investigação sobre literacia emergente à implementação e avaliação sistemáticas das suas atividades. Neste capítulo apresentam-se os objetivos, as opções tomadas, a justificação das mesmas e, sempre que relevante, inclui-se uma apreciação sobre o processo de implementação. A implementação do FLE-JI foi efetuada em articulação com educadoras de infância do Agrupamento de Escolas D. Maria II e Vale do Este, do Concelho de Vila Nova de Famalicão e do Agrupamento Vertical de Briteiros. Este trabalho em parceria permitiu analisar com as educadoras a adequabilidade do modelo adotado, o desenvolvimento partilhado de propostas de atividades e o seu ensaio com as crianças. Este último aspeto foi particularmente importante, facultando informações que permitiram avaliar a reação das crianças, as mudanças nos seus conhecimentos e competências, bem como as dificuldades encontradas na concretização do programa.
- "Ler" antes de Ler. Como facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita?Publication . Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Baptista, Adriana; Brandão, Sara; Barrera, Sylvia DomingosNeste capítulo são apresentados os roteiros de exploração das diferentes obras que constituem a base do programa DECOLE. Tendo por base a leitura de histórias e a exploração linguística e imagética, especialmente ao nível da comunicação oral, da monitorização da reflexão linguística e de exposição ao material escrito, foram desenvolvidas e experimentadas várias propostas de trabalho que agora se disponibilizam à comunidade educativa de forma estruturada. Os roteiros de exploração das obras analisadas incluem: (1) a sinopse da obra; (2) a indicação da dimensão ou dimensões do programa contempladas; (3) a descrição das atividades e; (4) observações/sugestões para os educadores. A opção por chamar “jogos” às diferentes propostas de atividades busca enfatizar a dimensão lúdica que se pretende que assumam. Nos roteiros de exploração, apresentados em formato de quadro, as atividades seguem uma lógica sequencial. Contudo, essa ordem não é rígida, podendo ser modificada em função dos projetos em desenvolvimento. Sugere-se que o educador interprete os roteiros como a operacionalização de um conjunto de princípios orientadores, podendo, sempre que considerar adequado, alterar a ordem das atividades, incluir outras que não estão contempladas ou deixar de realizar algumas que não considerar adequadas para o seu grupo. Para apoiar esses roteiros de exploração, foram construídos materiais específicos, disponíveis nos Apêndices que se encontram no final do livro. É autorizada a reprodução de todos os materiais disponibilizados, entre os quais um banco de imagens criadas especificamente para este programa, mas que podem ser utilizadas para outras atividades. Antes de iniciar a leitura e exploração de uma história, é importante que o educador se familiarize com ela, analise o roteiro orientador, avalie a adequação da sequência das atividades a serem realizadas e reúna os objetos evocativos sugeridos. Pretende-se que as atividades propostas para exploração de cada uma das obras sejam integradas na rotina pedagógica de cada grupo. No trabalho realizado durante a versão experimental do programa, as atividades propostas para cada obra foram desenvolvidas ao longo de várias sequências, que corresponderam, em alguns casos, a várias semanas. Nas propostas de exploração de cada uma das obras não é feita referência sistemática às atividades consideradas transversais – o Baú do Tesouro e a Árvore das Palavras – que se pretende sejam generalizadas à exploração de outras obras ou introduzidas em outros momentos da rotina que não necessariamente a leitura.
- "Ler", ouvir, refletir e compreender... Operacionalizando princípiosPublication . Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Baptista, Adriana; Brandão, Sara; Barrera, Sylvia DomingosNeste capítulo são apresentados os roteiros de exploração das diferentes obras que constituem a base do programa DECOLE. Tendo por base a leitura de histórias e a exploração linguística e imagética, especialmente ao nível da comunicação oral, da monitorização da reflexão linguística e de exposição ao material escrito, foram desenvolvidas e experimentadas várias propostas de trabalho que agora se disponibilizam à comunidade educativa de forma estruturada. Os roteiros de exploração das obras analisadas incluem: (1) a sinopse da obra; (2) a indicação da dimensão ou dimensões do programa contempladas; (3) a descrição das atividades e; (4) observações/sugestões para os educadores. A opção por chamar “jogos” às diferentes propostas de atividades busca enfatizar a dimensão lúdica que se pretende que assumam.
- Ler, ouvir, refletir… Da teoria à práticaPublication . Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Baptista, Adriana; Brandão, SaraNeste capítulo são apresentados os guiões de exploração das diferentes obras que constituem a base do programa FLE-JI. Tendo por base a leitura de histórias e a exploração linguística e imagética, nomeadamente ao nível da comunicação oral, da monitorização da reflexão linguística e de exposição a material escrito, foram desenvolvida(s) e experimentada(s) várias propostas de trabalho que agora se disponibilizam à comunidade educativa de forma estruturada. Os guiões de exploração das obras analisadas incluem: 1) a sinopse da obra; 2) a indicação da dimensão ou dimensões do programa contempladas; 3) a descrição das atividades e; 4) observações/sugestões para os educadores. A opção por chamar “jogos” às diferentes propostas de atividades pretende enfatizar a dimensão lúdica que se pretende que assumam. Nos guiões de exploração, apresentados em formato de tabela, as atividades seguem uma lógica sequencial. Contudo, esta ordem não é rígida, podendo ser modificada em função dos projetos em desenvolvimento. Sugere-se que o educador interprete estes guiões como a operacionalização de um conjunto de princípios orientadores, podendo, sempre que considere adequado, alterar a ordem das atividades, incluir outras que não estão contempladas ou não realizar algumas que considere não adequadas para o seu grupo. Para apoiar estes guiões de exploração foram construídos materiais específicos, disponíveis nos anexos que se encontram no final do livro. É autorizada a reprodução de todos os materiais disponibilizados, entre os quais se encontra um banco de imagens, criadas especificamente para este programa, mas que podem ser utilizadas noutras atividades. Antes de iniciar a leitura e exploração de uma história, é importante que o educador se familiarize com a mesma, analise o guião orientador, avalie a adequação da sequência das atividades a realizar e reúna os objetos evocativos sugeridos. Pretende-se que as atividades propostas para exploração das obras sejam integradas na rotina pedagógica de cada grupo. No trabalho efetuado durante a versão experimental do programa, as atividades propostas para cada obra foram desenvolvidas ao longo de várias sequências, que corresponderam, em alguns casos, a várias semanas. Nas propostas de exploração de cada uma das obras não é feita uma referência sistemática às atividades consideradas transversais – o Baú das Palavras e a Árvore das Palavras – que se pretende sejam generalizadas à exploração de outras obras ou introduzidas noutros momentos da rotina que não necessariamente a leitura.