ESE - DPRM - Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas
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Browsing ESE - DPRM - Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas by Author "Azevedo, Fernando António Macedo"
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- A formação contínua de professores na escola pública - um estudo de casoPublication . Azevedo, Fernando António Macedo; Guedes, António José de OliveiraA educação é um fenómeno multidimensional e complexo, sendo considerado um eixo estratégico e alavanca de desenvolvimento de um país. A escola, como palco de inúmeras tensões e desafios, deverá assumir um papel determinante na melhoria da qualidade do ensino, no desenvolvimento dos seus profissionais e no seu próprio desenvolvimento organizacional. Esta conceção contraria a visão tradicional da Administração Central que impõe mudanças no sentido top-down, que tendem a revelar-se desajustadas às organizações, dificultando em algumas circunstâncias a necessária dinâmica evolutiva. Por vezes, as dificuldades resultam do funcionamento de estruturas intermédias, como é o caso dos centros de formação de associação de escolas, que atualmente desenvolvem a sua atividade com inúmeras limitações. Do interior das escolas advêm ainda outros problemas resultantes da escassez de recursos, da (in)ação estratégica ou da dificuldade da interação dos seus atores. Tendo presente que há uma relação intrínseca entre o desenvolvimento organizacional das instituições e o desenvolvimento profissional dos seus docentes, emerge o conceito de formação contínua centrada na escola, entendido como processo estratégico de (auto)capacitação implementado a partir dos seus problemas e das necessidades dos seus profissionais, que poderá potenciar respostas aos desafios constantes que ambos enfrentam, contribuindo decisivamente para a sua evolução. Esta realidade constitui o foco deste trabalho, que parte do enquadramento teórico e legal da temática para o estudo da dinâmica formativa de um agrupamento de escolas públicas, culminando na projeção estratégica da ação prospetiva fundamentada, otimizadora da formação contínua e potenciadora do desenvolvimento da Instituição e dos seus docentes.