ESMAE - DM - Artes e Tecnologias do Som
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Browsing ESMAE - DM - Artes e Tecnologias do Som by Author "Churro, João Afonso de Matos Alves Pinto"
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- Exercícios sonoros sobre a emancipação do som mediados pela tecnologia do século XX/XXIPublication . Churro, João Afonso de Matos Alves Pinto; Pereira, Bruno Alexandre Bernardino; Costa, Gustavo Miguel Beça Rodrigues daNeste trabalho foram realizados três exercícios sonoros, os quais foram intitulados de: O Vazio, Desconhecido e Ventoinha 2.0. Para a execução dos mesmos foi importante o pensar sobre o que é emancipação sonora, assim como a sua relação com a tecnologia do século XX e XXI. Para tal, alguns pensamentos importantes foram correlacionados para pensar a música e o som. Autores como Walter Benjamin ou compositores como John Cage, Stockhausen ou Pierre Schaeffer foram, assim, fundamentais para o meu pensamento sobre emancipação sonora que ocorre numa linha contínua com todos os seus antecessores: desde o Krautrock à música minimalista, desde a música industrial até à música ambiente. O projeto foi, então, o fruto deste pensamento – o que pode ser a emancipação sonora – e a importância da tecnologia do século XX e XXI para essa mesma emancipação. Considerando, assim, três exercícios diferentes, em que todos tiveram um pensamento sobre a liberdade sonora e o que pode ou não ser considerado válido como música ou som. Assim sendo, o projeto foi executado fora da linha de pensamento do sistema musical temperado, utilizando uma linguagem musical intuitiva. Neste sentido, foram criados mais desafios de forma a perder controlo sobre o som das fontes sonoras. Portanto, todas estas ideais foram pensadas, de forma a criar desafios sonoros que acabaram por ter uma enorme influência nas composições. Ou seja, a ideia foi trabalhar o som fora da abordagem tradicional, mas sem condicionamentos de uma sonoridade específica: o que me desafiou a compor sobre um som em constante trabalho, numa relação com os instrumentos, numa linguagem que não conheça. Deste modo, a tecnologia teve um papel fundamental, permitindo que conseguisse manipular o som, desenhando-o de uma forma personalizada. Então, através da utilização de pedais de efeitos, microfones e até os próprios instrumentos utilizados por mim, como o sintetizador e a guitarra eléctrica, a tecnologia faz parte das composições tanto quanto eu.