ESE - PSI - Artigos
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Browsing ESE - PSI - Artigos by Author "Bairrão, Joaquim"
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- Contributos para o estudo da qualidade em contexto de creche na área metropolitana do PortoPublication . Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim; Barros, SílviaO presente estudo constitui um primeiro contributo para o estudo da qualidade de estruturas pré-escolares, neste caso creches, da Área Metropolitana do Porto. Foram estudadas 30 salas de creche destinadas a crianças entre os 12 e os 36 meses, com base num instrumento que avalia a qualidade das creches nos seus aspectos estruturais e processuais. Os resultados revelam a existência de valores médios compatíveis com uma qualidade baixa, não se tendo verificado salas de creche com boa qualidade
- Influence of structural features on Portuguese toddler child care qualityPublication . Pessanha, Manuela; Aguiar, Cecília; Bairrão, JoaquimWhereas child care quality has been extensively studied in the U.S., there is much less information about the quality of child care in other countries.With one of the highest maternal employment rates in Europe, it is important to examine child care in Portugal. Thirty toddler classrooms in child care centers were observed. The purpose of this studywas to determine whether structural features account for overall toddler child care quality. Results showed younger and better-paid teachers provided better toddler child care quality. Space available per childwas not a statistically significant predictor of toddler child care quality.Overall quality results suggest some issues to be addressed by early education policy makers and indicate the need to promote quality in Portuguese toddler child care programs.
- Relações entre idade desenvolvimental, dimensões do comportamento adaptativo e envolvimento observadoPublication . Pinto, Ana Isabel; Barros, Sílvia; Aguiar, Cecília; Pessanha, Manuela; Bairrão, JoaquimEste estudo examina a relação entre variáveis de desenvolvimento, dimensões do comportamento adaptativo e o envolvimento observado (interacções da criança com os outros, com os objectos e com ela própria) em contexto de creche. Cento e vinte crianças (com idades compreendidas entre 14 e 49 meses) de 15 creches da Área Metropolitana do Porto participaram no estudo. As crianças foram observadas individualmente nas salas de actividades de forma a determinar a percentagem de tempo que passavam em diferentes níveis e tipos de envolvimento. O seu nível de desenvolvimento foi avaliado através da aplicação de uma escala. As mães avaliaram dimensões do comportamento adaptativo das crianças através de um questionário preenchido com base numa entrevista. Os resultados revelaram que as crianças passavam mais tempo envolvidas nos níveis diferenciado e atenção focalizada e que o envolvimento social era mais frequente do que o envolvimento com objectos. Todas as medidas de desenvolvimento e de comportamento adaptativo, com excepção do quociente de desenvolvimento, revelaram uma associação positiva com o nível de envolvimento sofisticado e uma associação negativa com o não envolvimento. Estas variáveis de desenvolvimento e de comportamento adaptativo estavam positivamente relacionadas com o envolvimento com pares e negativamente relacionadas com o envolvimento com o adulto. São discutidas as implicações para a investigação bem como para a prática em educação precoce.
- Relações entre idade desenvolvimental, dimensões do comportamento adaptativo e envolvimento observadoPublication . Pinto, Ana Isabel; Barros, Sílvia; Aguiar, Cecília; Pessanha, Manuela; Bairrão, JoaquimA observação de actividades de jogo da criança em contextos naturais tem sido utilizada em numerosos estudos como medida do seu funcionamento cognitivo. Segundo Howes e Smith (1995), estes estudos baseiam-se na noção Piagetiana de que o desenvolvimento cognitivo pode ser avaliado através da observação das actividades desenvolvidas pelas crianças durante as suas interacções com os objectos. De acordo com esta perspectiva, o comportamento das crianças assume níveis de complexidade cognitiva crescente através da sua participação em actividades de jogo e de aprendizagem. É esperado que crianças que passam maiores percentagens de tempo em actividades que são consideradas estimuladoras da criatividade e de pensamento divergente tenham maior probabilidade de demonstrar níveis elevados de actividade cognitiva.