ESHT - DHR - Pósteres, resumos em eventos científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESHT - DHR - Pósteres, resumos em eventos científicos by Author "Liberato, Dália"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O papel do marketing interno na qualidade do serviço e satisfação do clientePublication . Oliveira, Mónica; Liberato, Pedro; Liberato, DáliaO objetivo desta investigação é avaliar o impacte do Marketing Interno no comportamento dos colaboradores da hotelaria e a sua repercussão na qualidade do serviço e satisfação do cliente. O marketing interno é uma abordagem de marketing estratégico, em crescimento, que envolve os colaboradores como clientes internos para melhorar o desempenho das organizações e aumentar a sua competitividade e valores estratégicos. Esta investigação pretende apresentar uma abordagem aprofundada do Marketing Interno (MI) no setor da hotelaria em Portugal e a sua influência na satisfação do consumidor, analisando a influência da adoção de marketing interno na gestão da hotelaria, na satisfação e motivação dos colaboradores e também na satisfação do cliente. Este estudo pretende introduzir uma nova perspetiva do MI nos Serviços de Hotelaria, tendo em vista, numa primeira fase, estudar e aplicar o MI na Gestão do setor da Hotelaria, e numa segunda fase, propor ferramentas e informações fundamentadas com vista à gestão estratégica e tomada de decisões devidamente informadas. Para tal, este estudo averigua como o MI pode alcançar a realização e capacitação dos colaboradores em contacto com os clientes, e como o MI pode ter controlo sobre a satisfação, motivação e fidelização dos colaboradores, mas também sobre a satisfação do consumidor. Esta investigação pretende ainda debater implicações críticas para a gestão hoteleira.
- Soft skills & turismo: do mercado à academiaPublication . Melo, António; Melo, Carla; Vasconcelos, Sandra; Liberato, Dália; Lopes, Maria CarlosA educação e formação em turismo tem vindo a ser alargada significativamente nas últimas décadas, concomitantemente com a importância da atividade turística para Portugal nomeadamente em termos sociais, culturais e económicos. As exigências dos desempenhos profissionais têm vindo a demonstrar a importância da formação técnica e a relevância da posse de competências transversais, ou soft skills, por parte de todos os atores deste setor. As competências transversais, entendidas como um conjunto de competências pessoais e interpessoais, podem ser utilizadas e são importantes em múltiplas profissões, independentemente da área específica de conhecimento (Vieira & Marques, 2014). Através da realização de um trabalho interdisciplinar, no âmbito de cinco unidades curriculares, os estudantes finalistas da Licenciatura em Gestão de Atividades Turísticas, foram motivados a recolher e analisar perceções relacionadas com as soft skills nos diferentes subsetores do Turismo, no sentido de perceber quais as competências exigidas/procuradas pelos seus potenciais empregadores. Para tal, através da aplicação de uma metodologia qualitativa, com recurso a entrevistas para a coleta de dados, os estudantes realizaram um trabalho investigativo, entre março e abril de 2021, do qual resultaram por grupo, um short paper e uma apresentação final em inglês. A realização deste trabalho interdisciplinar contribuiu, para os estudantes, na aquisição de competências relacionadas com a área do curso, designadamente a utilização de linguagem técnica, a capacidade de fornecer informações sobre o percurso académico, experiência profissional e o desenvolvimento de competências transversais, e, não menos importante para os docentes a construção de diálogos interdisciplinares e aprendizagens dialéticas.
