ESE - CIPEM - Artigos
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Browsing ESE - CIPEM - Artigos by Author "BOIA, Pedro Dos Santos"
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- Clubbing e construções identitárias de género: proposta de um quadro analíticoPublication . BOIA, Pedro Dos Santos; Ferro, Lígia; Lopes, João T.A partir de uma investigação das construções identitárias de género das mulheres nas m(sub)culturas club associadas à música electrónica de dança em Portugal, este artigo pretende contribuir para os clubbing studies, propondo um modelo de análise aplicável ao estudo de diversas realidades, espaços e fracções do clubbing. Discutindo a literatura das teorias das subculturas, pós-subculturas e club cultures, as respectivas transformações sociais e implicações de género, delineamos um quadro analítico híbrido e plástico, capaz de apreender a complexidade destas realidades. É enfatizada a necessidade de: i) segmentar com precisão as fracções das (sub)culturas club; ii) efectivar uma interseccionalidade múltipla entre diferentes variáveis (género, classe social, etnicidade, segmentação interna do clubbing, gosto); e, por último, iii) analisar as trajectórias biográficas e de socialização das clubbers no âmbito de uma sociologia das disposições. Estes aspectos são essenciais para uma especificação empírica e localizada das múltiplas construções de género e feminilidades, evitando-se assim a universalização tácita de uma noção e experiência unívocas de “mulher clubber”.
- Construção social, materialidade e identidade na relação instrumento-instrumentista: explorando novos caminhos na sociologia da músicaPublication . BOIA, Pedro Dos SantosA partir de uma investigação que tem como objecto de estudo a viola d’arco e o violista, o presente artigo trata de questões relativas à abordagem sociológica da música aos níveis teórico, epistemológico e metodológico, que o autor considera particularmente pertinentes na actualidade. É de destacar a necessidade de apreender a própria música – incluindo a sua materialidade – na análise sociológica, não deixando, pois, escapar o objecto “em si” (o que acontece nas abordagens fundadas na noção de “art worlds” e também, numa parte importante, nas perspectivas fundadas no estruturalismo de tradição francesa), bem como a urgência em superar a dicotomia entre o “estético” e “social”. São apresentadas propostas a partir da inter-relação entre os trabalhos desenvolvidos pelo autor e desenvolvimentos recentes no âmbito da sociologia música (DeNora e Hennion), bem como da psicologia da música (E. Clarke). É ainda de salientar o recurso a Latour (e à denominada actor-network theory), à teoria disposicional de Bourdieu, bem como a determinados quadros analíticos e pesquisas desenvolvidas no âmbito da psicologia social. Metodologicamente, foi levada a cabo uma historiografia crítica do instrumento a partir da análise documental, combinada com o método etnográfico (participação-observação) em virtude do duplo estatuto do autor como sociólogo e violista. Foram também realizadas entrevistas semi-directivas a violistas e a outros músicos.
- Das tensões entre desmistificar e reconhecer os discursos ao repensar o ‘social’: manifesto por uma sociologia eclécticaPublication . BOIA, Pedro Dos SantosEsta reflexão deriva de uma prática sociológica e etnográfica em que o investigador tem um duplo estatuto como sujeito e objecto de conhecimento. Discutem-se tensões e dilemas entre a ethos que desmistifica e a que reconhece os discursos dos actores sociais, entre outros aspectos da prática de investigação. A importância dos usos do corpo, das técnicas instrumentais e da materialidade dos instrumentos musicais incita-nos a considerar dimensões da realidade tradicionalmente excluídas da sociologia, a repensar o “social” e o âmbito da própria sociologia. Desafiando fronteiras entre “escolas” no campo académico, proponho um manifesto por uma sociologia tão ecléctica e híbrida quão exigido pelas especificidades de cada realidade.
- Empowering or Boring? Discipline and authority in a Portuguese Sistema-inspired orchestra rehearsalPublication . BOIA, Pedro Dos Santos; Boal-Palheiros, G.El Sistema orchestras may be “transformative” and produce positive changes in the lives of young participants, but there are also negative aspects to discipline and authority that may lead to exclusion. This article positions itself within the current debate on Sistema by treating symmetrically its potentially positive and negative sides. We analyse a rehearsal session during a summer camp of a Portuguese Sistema-inspired orchestra program, focusing on the production of order, the socio-musical interactions among participants, the conductor’s leadership and authority, and the young players’ postures and reactions. This is taken as a case study to discuss to what extent discipline and authority, as constituents of orchestral socialization, may be empowering to participants by developing their skills or, on the contrary, symbolically violent and boring. The rehearsal was video-recorded and watched, events were categorized, selected and analysed qualitatively. The article finishes with a critical reflection on the ambivalence and contradictions of discipline and its wider implications for education.
