ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico by Author "Albuquerque, Anita Raquel Silva Séves"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio: Semear vontades, lavrar vozes, colher liberdadesPublication . Albuquerque, Anita Raquel Silva Séves; Sousa, Maria ElisaO presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), contemplada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e de Português e História e Geografia de Portugal (HGP) no 2.º Ciclo do Ensino Básico, constituindo condição para a obtenção do grau de mestre, habilitando para a docência dos referidos ciclos. Com este relatório, procura-se apresentar o percurso da mestranda em escolas do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclo), do Agrupamento de Escolas de Pedrouços, ao longo do ano letivo e em simultâneo nos dois ciclos. Neste sentido, pretende-se dar conta do trabalho desenvolvido pela estagiária no na turma do 3º ano do 1º CEB e nas turmas do 5º ano e do 6º ano, nas áreas curriculares de Português e de HGP, do 2º CEB, situado e orientado pelos princípios da Supervisão Pedagógica. Este relatório contempla as atividades dinamizados no âmbito da prática pedagógica, integrando os momentos de conceção, planificação de unidades didáticas até à concretização de aulas. Ressalva-se ainda a componente investigativa e o seu contributo na formação ao serviço da ação do professor, aqui traduzida no desenho de um projeto de investigação, mas sem o propósito de ser colocado em prática, tal como fora superiormente definido. Este projeto situa-se no domínio da oralidade, pela sua relevância na formação de cidadãos intervenientes e críticos, mas que a escola parece valorizar de forma que poderá ser questionada, se pensarmos nos momentos de ensino explícito de conteúdos relativos à oralidade.
