Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de Estágio: Semear vontades, lavrar vozes, colher liberdades

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Anita Albuquerque_2020.pdf3.15 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), contemplada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e de Português e História e Geografia de Portugal (HGP) no 2.º Ciclo do Ensino Básico, constituindo condição para a obtenção do grau de mestre, habilitando para a docência dos referidos ciclos. Com este relatório, procura-se apresentar o percurso da mestranda em escolas do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclo), do Agrupamento de Escolas de Pedrouços, ao longo do ano letivo e em simultâneo nos dois ciclos. Neste sentido, pretende-se dar conta do trabalho desenvolvido pela estagiária no na turma do 3º ano do 1º CEB e nas turmas do 5º ano e do 6º ano, nas áreas curriculares de Português e de HGP, do 2º CEB, situado e orientado pelos princípios da Supervisão Pedagógica. Este relatório contempla as atividades dinamizados no âmbito da prática pedagógica, integrando os momentos de conceção, planificação de unidades didáticas até à concretização de aulas. Ressalva-se ainda a componente investigativa e o seu contributo na formação ao serviço da ação do professor, aqui traduzida no desenho de um projeto de investigação, mas sem o propósito de ser colocado em prática, tal como fora superiormente definido. Este projeto situa-se no domínio da oralidade, pela sua relevância na formação de cidadãos intervenientes e críticos, mas que a escola parece valorizar de forma que poderá ser questionada, se pensarmos nos momentos de ensino explícito de conteúdos relativos à oralidade.
This Internship Report (RE) appears within the scope of the Supervised Teaching Practice Course (PES), included in the study plan of the Master in Teaching of the 1st Cycle and of Portuguese and Portuguese History and Geography (HGP) no 2 .º Cycle of Basic Education, constituting a condition for obtaining a master's degree, qualifying for the teaching of these cycles. With this report, we seek to present the path of the master student in schools of Basic Education (1st and 2nd Cycle), of the Grouping of Schools of Pedrouços, throughout the school year and simultaneously in both cycles. In this sense, it is intended to account for the work developed by the intern in the 3rd year class of the 1st CEB and in the classes of the 5th and 6th year, in the curricular areas of Portuguese and HGP, of the 2nd CEB, located and guided by the principles of Pedagogical Supervision. This report includes activities developed within the scope of pedagogical practice, integrating the moments of conception, planning of didactic units until the completion of classes. The investigative component and its contribution to training at the service of the teacher's action are also highlighted, here translated into the design of a research project, but without the purpose of being put into practice, as was defined above. This project is located in the domain of orality, due to its relevance in the formation of citizens who are intervening and critical, but which the school seems to value in a way that can be questioned, if we think about the moments of explicit teaching of content related to orality.

Description

Keywords

Prática de ensino supervisionada Supervisão pedagógica Planificação Unidade didática Supervised teaching practice Pedagogical supervision Planning Didactic unit

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue