ESHT - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESHT - Dissertações de Mestrado by Author "Araújo, Ana Isabel Costa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Organização dos serviços de hotelaria hospitalar: opções estratégicasPublication . Araújo, Ana Isabel Costa; Correia, LuísA hotelaria hospitalar, segundo Ribeiro (2013), procura compatibilizar os objetivos hospitalares com os hoteleiros. Mesmo que o tratamento e a assistência sejam o ponto principal dos hospitais, estes tomam a iniciativa de investir em serviços de hospitalidade, para o cliente/utente e para aqueles que 0 acompanham. Assim, hotelaria direcionada aos hospitais tem a intenção de desmistificar o ambiente hospitalar, baseando-se na preocupação com o utente e 08 seus familiares de acordo Baptista (2016). Este estudo tem como objetivos gerais: identificar os serviços de hotelaria hospitalar na estrutura organizacional dos hospitais; avaliar as opções estratégias dos hospitais terem serviços de hotelaria hospitalar próprios e/ou de outsourcing. A metodologia adotada é qualitativa, através do método de estudo de caso incorporado de casos múltiplos. Este estudo é constituído por três estudos de caso com uma unidade de análise cada (dois hospitais públicos e um privado), e, de modo a auxiliar, foram realizadas duas entrevistas de carater exploratório a associação de hotelaria hospitalar e a uma empresa prestadora de serviços hoteleiros hospitalares, usando o critério de saturação da informação. A técnica usada para a recolha da informação foi entrevista semiestruturada aos responsáveis dos serviços de hotelaria hospitalar dos hospitais e, também, documentos disponibilizados pelos entrevistados. A informação recolhida é analisada através da análise de conteúdo. Os resultados deste estudo permitem conhecer a estrutura organizacional e a forma de organização dos serviços de hotelaria hospitalar dos hospitais, bem como as suas opções estratégicas face ter serviços de hotelaria hospitalar próprios e/ou de outsourcing. Permitem entender que há cinco serviços essenciais nos departamentos de hotelaria hospitalar, onde recorrem maioritariamente ao outsourcing devido a redução de custos, especialização e burocracia existente nesta área.