ESS - ACSP - Comunicações em eventos científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESS - ACSP - Comunicações em eventos científicos by Author "Amorim Sousa, Maria Manuela"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Aprender genética: Uma abordagem interativa entre Ensino Superior e 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Novais, Gonçalo; Dias, Clara; Ferreira, Beatriz; Lamas, Maria Céu; Mota, Sandra; Amorim, Manuela; Amorim Sousa, Maria Manuela; Mota, Sandra; Ribeiro Lamas, Maria do CéuIntegrada na UC Educação Clínica II da E2S|Porto, foi desenvolvida uma intervenção educativa sobre hereditariedade, dirigida a 86 estudantes do 1.º ao 4.º ano do Ensino Básico (5-10 anos), em 4 sessões independentes com cerca de 45 minutos. Partindo da questão “Porque somos parecidos com os nossos pais?”, a atividade utilizou uma abordagem lúdico-pedagógica para explorar conceitos genéticos. Iniciou com a identificação de características fenotípicas familiares, como a capacidade de enrolar a língua. Seguiram-se atividades práticas com coelhos brancos/pretos em cartão para explicar dominância e recetividade, complementadas por um xadrez mendeliano com “ervilhas” de esferovite. Após a introdução aos conceitos de célula, cromossomas e DNA, os alunos realizaram um “cariótipo” usando pauzinhos de gelados com diferentes padrões de bandas, tamanhos e cores. A análise dos questionários pré e pós-intervenção revelou um aumento de respostas corretas em cada ano escolar (1º ano: >60%; 2º ano: >47%; 3º ano: >45%; 4º ano: >27%), demonstrando a eficácia da metodologia. Esta abordagem (inter)ativa, associando teoria e experiência, revelou-se eficaz na promoção do conhecimento científico e no estímulo ao interesse precoce pela ciência.
- Pontes entre Ensino Superior e Ensino Básico: Aprendizagem (Inter)Ativa sobre higiene das mãosPublication . Karpyuk, António; Garcia, Bruna; Santos, Diana; Silva, Hugo; Lamas, Maria Céu; Ferreira, Stephanie; Mota, Sandra; Amorim, Maria Manuela; Ribeiro Lamas, Maria do Céu; Lopes Ferreira, Stephanie; Amorim Sousa, Maria ManuelaNo âmbito da formação dos estudantes da licenciatura Ciências Biomédicas Laboratoriais (E2S, P. Porto), enquanto futuros profissionais de saúde, é fundamental promover experiências pedagógicas que coligem o conhecimento técnico-científico à capacidade de comunicação. A atividade sobre Higiene das Mãos foi concebida e dinamizada por 4 estudantes do ensino superior (ES) para 30 crianças do Ensino Básico (3º e 4º ano), constituiu uma estratégia de intervenção comunitária orientada para a promoção da literacia em saúde. Atividade lúdica e interativa, adaptada à faixa etária, sensibilizou crianças para a importância da higiene das mãos através de exposição teórica, jogos, demonstração de técnicas, simulações e sementeiras. A avaliação pré e pós-sessão demonstrou resultados positivos. Simultaneamente, constituiu uma oportunidade formativa para estudantes do ES, promovendo competências transversais como comunicação em saúde, pensamento crítico e adaptabilidade. Esta prática pedagógica evidenciou-se como estratégica na promoção da saúde individual e coletiva, sendo valorizada pelos estudantes em relatório como modelo eficaz na conceção de intervenções educativas em saúde.
