ESE - DPRM - Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Ensino de Educação Musical no Ensino Básico by Author "Carrinho, Andreia Filipa Alves"
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- Avaliação das aprendizagens na Educação MusicalPublication . Carrinho, Andreia Filipa Alves; Boal-Palheiros, GraçaEste relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. No primeiro capítulo é apresentada uma caracterização do contexto onde decorreu o Estágio Pedagógico. O segundo capítulo apresenta a caracterização da turma com a qual foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada, bem como uma reflexão fundamentada sobre as opções realizadas, dos desafios e aprendizagens proporcionados. O terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação sobre a avaliação das aprendizagens na Educação Musical, tendo como objetivo conhecer as práticas de avaliação realizadas no nesta disciplina do 2.º ciclo do Ensino Básico. As dificuldades e questões colocadas no momento de avaliar as práticas musicais, ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, despertou o interesse por este estudo. Foi aplicado um questionário a 51 professores de Educação Musical, a lecionar no 2.º Ciclo do Ensino Básico, e realizadas entrevistas a dois professores. Conclui-se que os professores consideram que a avaliação tem funções de monitorização dos processos de ensino e aprendizagem e de promoção das aprendizagens dos alunos, utilizam diversos instrumentos de recolha, e informam os alunos das suas avaliações, quantitativa e qualitativamente. As condicionantes da implementação da avaliação em Educação Musical são a subjetividade, a indefinição de critérios de avaliação e as condições de aprendizagem. Os professores consideram que é um desafio ser justo na atribuição das classificações, avaliar práticas musicais e implementar práticas formativas. As considerações finais apresentam uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada, promovendo atitudes de reflexividade e autoavaliação da ação, tão importantes no crescimento profissional do docente
