ESE - UTC - Estudos Culturais e Sociais
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Browsing ESE - UTC - Estudos Culturais e Sociais by Author "Barros, Amândio"
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- CLIOESE: uma comunidade virtual de (boas) práticasPublication . Maia, Cristina; Barros, Amândio; Moreira, Ana; Ribeiro, CarlaPretende dar-se a conhecer, partilhando reflexões com a comunidade educativa, o projeto de investigação Oficina Didática de Ciências Humanas. Esta Oficina constitui-se como um projeto de investigação-ação, dirigido a todo o universo da Educação Básica. A equipa de investigadores apropriou-se do conceito de Comunidade Virtual de Prática como estratégia, de forma a conseguir a partilha de experiências, um diálogo aprofundado e a promoção de uma praxis socio-construtivista. A questão central de investigação que se coloca é a de saber se uma plataforma colaborativa deste tipo pode criar redes de interação, contribuindo para melhorar as práticas do ensino-aprendizagem das Ciências Humanas.
- ClioEse: uma comunidade virtual de (boas) práticasPublication . Ribeiro, Carla; Maia, Cristina; Barros, Amândio; Moreira, AnaPretende dar-se a conhecer, partilhando reflexões com a comunidade educativa, o projeto de investigação Oficina Didática de Ciências Humanas. Esta Oficina constitui-se como um projeto de investigação-ação, dirigido a todo o universo da Educação Básica. A equipa de investigadores apropriou-se do conceito de Comunidade Virtual de Prática como estratégia, de forma a conseguir a partilha de experiências, um diálogo aprofundado e a promoção de uma praxis socio-construtivista. A questão central de investigação que se coloca é a de saber se uma plataforma colaborativa deste tipo pode criar redes de interação, contribuindo para melhorar as práticas do ensino-aprendizagem das Ciências Humanas
- ClioEse: uma comunidade virtual na área das ciências humanasPublication . Maia, Cristina; Ribeiro, Carla; Barros, Amândio; Moreira, AnaO projeto de investigação-ação Oficina Didática de Ciências Humanas, da Escola Superior de Educação do Porto, dirige-se ao universo da Educação Básica. Apropriando-se da noção de comunidade virtual de prática, constituiu-se uma plataforma colaborativa – o ClioESE – que se assume como um instrumento destinado à criação de redes de interação que permitam a partilha de experiências, um diálogo aprofundado entre profissionais educativos e a promoção de uma praxis socio-construtivista no domínio das Ciências Humanas. O presente artigo apresenta o projeto e propõe a discussão, com a comunidade educativa, dos resultados obtidos até ao momento.
- A defesa costeira da cidade do Porto na Grande Guerra da Foz do Douro ao Porto de Leixões – breves notasPublication . Coelho, Sérgio Veludo; Barros, AmândioEsta comunicação pretende abordar as questões ligadas à defesa da linha costeira da Cidade do Porto durante a Grande Guerra, entre 1914 e 1918, tendo em conta o seu posicionamento da face ao Atlântico e abraçada por dois sistemas portuários: um, tão antigo quanto a própria cidade e que eram os fundeadouros do rio Douro e outro, novo e inovador, que era o ainda em construção Porto de Leixões. Embora Portugal já combatesse em África com a Alemanha de forma não declarada, resultando em várias expedições do Exército e da Marinha a Angola e a Moçambique, até à declaração de guerra de 9 de Março de 1916, os portos nacionais não estariam sob ameaça da Frota de Alto Mar germânica, sendo considerados neutrais e daí o elevado número de navios mercantes alemães quando do seu apresamento pelas autoridades portuguesas, rastilho da declaração de guerra da Alemanha a Portugal a 9 de Março de 1916.
- Memórias da Escola Normal do Porto: o seu arquivo e espólioPublication . Ribeiro, Carla Patricia; Maia, Cristina; Barros, AmândioEste estudo pretende revelar alguns aspectos marcantes da evolução da Escola Normal do Porto, desde a sua fundação em 1882. Instituição de referência no sistema de Ensino português desde finais do século XIX, a Escola Normal do Porto legou-nos um espólio documental de grande riqueza, essencial para a percepção das suas fases evolutivas e, no limite, da sua transformação em instituição de ensino superior, bem como do seu próprio papel na estrutura de ensino nacional. Esta comunicação parte de um trabalho de organização do arquivo histórico da Escola Normal, realizado no âmbito de projecto de investigação que actualmente se desenvolve na Escola Superior de Educação do Porto, envolvendo docentes, bolseiros, estagiários e investigadores, numa plataforma colaborativa. Distribuída por várias áreas temáticas, como seria de esperar de um arquivo com duração centenária, a documentação revela facetas interessantes e importantes que enquadram a linha de investigação em que esta comunicação se integra: cultura, património, educação e construção de identidades no âmbito da Educação e do Ensino. Começando por uma breve apresentação do trabalho realizado até ao momento, a nossa investigação tentará abordar questões-chave nestes domínios, procurando reflectir sobre temas que nos parecem essenciais nesta temática abordando o que cada uma das diferentes tipologias documentais tem para nos oferecer. Considerando as diferentes áreas cobertas pelo arquivo, este estudo compreenderá abordagens sumárias à questão dos agentes educacionais, designadamente professores e estudantes, a cultura material escolar e os espaços escolares (sua distribuição, organização e finalidade educativa), a gestão financeira da instituição e as relações estabelecidas entre a instituição e os organismos de poder (central, regional e local), bem como com outras instituições educativas, neste caso privilegiando a perspectiva comparativa, que nos parece essencial para a total apreensão do fenómeno educacional português.
- Memórias da Escola Normal do Porto: o seu arquivo e espólioPublication . Maia, Cristina; Ribeiro, Carla; Barros, AmândioEste estudo pretende revelar alguns aspectos marcantes da evolução da Escola Normal do Porto, desde a sua fundação em 1882.