ESE - PSI - Posters apresentados em eventos científicos
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Browsing ESE - PSI - Posters apresentados em eventos científicos by Author "Serrão, Carla"
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- Educação, mediação e relação de ajuda – competências a desenvolver pelos/as profissionais para potenciar a literacia em saúde de pessoas idosasPublication . Serrão, Carla; VEIGA, SOFIAO papel dos profissionais de saúde na promoção ou limitação da alfabetização em saúde tem sido lentamente explorado (Nielsen- Bohlman, Panzer, & Kindig, 2004). Os estudos, em geral, permitem perceber que o problema da literacia em saúde da população em geral, e das pessoas idosas em particular, só será minorado se a necessidade de ambos - população e profissionais - for avaliada de forma interdependente. Neste sentido torna-se importante perceber de que forma os profissionais entendem o seu papel, as suas competências e as suas responsabilidades nesta matéria para, em sequência, se potenciar a alfabetização em saúde (Serrão et al., 2015).
- Efeitos do divórcio no desenvolvimento global da criança e do adolescente: Revisão Sistemática da literaturaPublication . Lourenço, Sofia; Rodrigues, Catarina; Oliveira, Cláudia; Serrão, Carla; Peixoto, CarlaO divórcio constitui uma crise acidental e imprevisível na história de uma família. É, de acordo com vários autores (e,g., Carter & Mcgoldrick, 1995; Peck & Manocherian, 1995; Serrão, 2017), um dos eventos mais stressantes para o sistema familiar, a partir do qual novas regras de relacionamento devem ser negociadas. Constitui um processo complexo e singular que afeta todos os membros do sistema familiar de forma diferenciada (Féres- Carneiro, 2003; Schabbel, 2005), podendo, desta forma, ser um momento de evolução do sistema, ou em alternativa, uma situação de imobilização (Serrão, 2017). Peck e Manocherian (1980/2001) destacam que o impacto do divórcio nos elementos depende de vários fatores, nomeadamente, económicos, socioculturais, religiosos e da fase do ciclo vital familiar. É, atualmente, consensual que os padrões de ajustamento dos/as filhos/as a este processo é resultado da interação de fatores individuais, familiares e extrafamiliares. A literatura tem descrito numerosas variáveis que contribuem para as vicissitudes do ajustamento por parte dos/as filhos/as ao pós-divórcio enfrentará, particularmente, o tempo de separação, as características da personalidade das crianças e adolescentes, sua idade, o género, o nível de conflito entre os pais. Contudo, um dos fatores mais relatados na literatura refere-se à forma como o par co parental consegue amadurecer a relação de desvinculação, pois este pode desencadear o aparecimento de sintomas comportamentais dos/as filhos/as (Gottman & DeClaire, 2001; Peck & Manocherian, 1995).
- Intervenção sistémica em famílias multidesafiadas: Revisão sistemática da literaturaPublication . Serrão, Carla; Borges, Ana; Santos, Ana; Monteiro, FilipaAs famílias multidesafiadas encontram-se expostas a diversos e concorrentes fatores de risco que, de certa forma, bloquearam o processo desenvolvimental do sistema familiar (Alarcão, 2000). É neste sentido que se perspetiva que toda a intervenção deve ter por base uma abordagem sistémica, com vista ao reforço das potencialidades e à estimulação dos recursos do próprio sistema e dos seus fatores de proteção. A identificação e valorização dos fatores positivos do sistema, ainda que o mesmo esteja submerso na obscuridade dos diversos desafios, permite o avanço para uma intervenção orientada para um olhar mais benigno sobre as famílias e assente na participação e corresponsabilização, bem como no comprometimento dos indivíduos (Almeida, Ferreira, Souza, & Serrão, 2016). A tónica deverá centrar-se em auxiliar o sistema a resolver as suas crises (normativas/não normativas), pelo incitamento dos processos de resiliência, contornando a vulnerabilidade e a tendência para a reprodução de situações de risco. O envolvimento e a participação ativos dos diferentes elementos do sistema familiar são os ingredientes fulcrais na intervenção sociofamiliar de abordagem sistémica (Serrão, 2016).
- Stresse, bem-estar, satisfação com a vida e mindfulness em estudantes do ensino superiorPublication . Serrão, Carla; Peixoto, Carla; Duarte, IvoneA adaptação ao Ensino Superior envolve um conjunto lato de mudanças e o confronto com tarefas múltiplas de índole psicossocial, académico e institucional (Almeida, Soares, & Ferreira, 2000) e, por isso, considerado como um processo vulnerável à ansiedade e ao stresse (e.g., Assadi, Nakhaei, Najafi, & Fazel, 2007). Exige a mobilização de um conjunto de recursos pessoais, sociais e instrumentais (Clare, 1995, como citado por Santos, 2011), que se vê influenciado pelas perceções dos sujeitos relativamente ao grau de stresse que este processo despoleta (Pritchard & Wilson, 2003).