ESE - PSI - Posters apresentados em eventos científicos
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Browsing ESE - PSI - Posters apresentados em eventos científicos by Author "Peixoto, Carla"
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- Efeitos do divórcio no desenvolvimento global da criança e do adolescente: Revisão Sistemática da literaturaPublication . Lourenço, Sofia; Rodrigues, Catarina; Oliveira, Cláudia; Serrão, Carla; Peixoto, CarlaO divórcio constitui uma crise acidental e imprevisível na história de uma família. É, de acordo com vários autores (e,g., Carter & Mcgoldrick, 1995; Peck & Manocherian, 1995; Serrão, 2017), um dos eventos mais stressantes para o sistema familiar, a partir do qual novas regras de relacionamento devem ser negociadas. Constitui um processo complexo e singular que afeta todos os membros do sistema familiar de forma diferenciada (Féres- Carneiro, 2003; Schabbel, 2005), podendo, desta forma, ser um momento de evolução do sistema, ou em alternativa, uma situação de imobilização (Serrão, 2017). Peck e Manocherian (1980/2001) destacam que o impacto do divórcio nos elementos depende de vários fatores, nomeadamente, económicos, socioculturais, religiosos e da fase do ciclo vital familiar. É, atualmente, consensual que os padrões de ajustamento dos/as filhos/as a este processo é resultado da interação de fatores individuais, familiares e extrafamiliares. A literatura tem descrito numerosas variáveis que contribuem para as vicissitudes do ajustamento por parte dos/as filhos/as ao pós-divórcio enfrentará, particularmente, o tempo de separação, as características da personalidade das crianças e adolescentes, sua idade, o género, o nível de conflito entre os pais. Contudo, um dos fatores mais relatados na literatura refere-se à forma como o par co parental consegue amadurecer a relação de desvinculação, pois este pode desencadear o aparecimento de sintomas comportamentais dos/as filhos/as (Gottman & DeClaire, 2001; Peck & Manocherian, 1995).
- Stresse, bem-estar, satisfação com a vida e mindfulness em estudantes do ensino superiorPublication . Serrão, Carla; Peixoto, Carla; Duarte, IvoneA adaptação ao Ensino Superior envolve um conjunto lato de mudanças e o confronto com tarefas múltiplas de índole psicossocial, académico e institucional (Almeida, Soares, & Ferreira, 2000) e, por isso, considerado como um processo vulnerável à ansiedade e ao stresse (e.g., Assadi, Nakhaei, Najafi, & Fazel, 2007). Exige a mobilização de um conjunto de recursos pessoais, sociais e instrumentais (Clare, 1995, como citado por Santos, 2011), que se vê influenciado pelas perceções dos sujeitos relativamente ao grau de stresse que este processo despoleta (Pritchard & Wilson, 2003).