ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Couto, Ângela"
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- Caminho(s) com sentido(s)Publication . Martins, Inês João Soares Barbosa; Couto, Ângela; Maia-Lima, CláudiaO presente Relatório de Estágio (RE) decorre da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrando em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2ªCEB. Com este documento procura-se destacar o percurso desenvolvido pela mestranda, no decorrer da sua prática profissional, realçando aspetos teóricos e legais orientadores da mesma, assim como salientar os saberes científicos, pedagógicos e didáticos que basearam a intervenção no decorrer da PES. Este RE enaltece as vivências individuais e as experiências profissionais encetadas pela mestranda neste momento que se impõe como um ponto de partida na sua ação pedagógica. A formação académica foi imprescindível, uma vez que permitiu balizar e sustentar abordagens construtivistas com significado, quer na o âmbito da formação da mestranda, quer na formação dos alunos com que a mesma interagiu no decorrer da PES. Para tal, salienta-se a pertinência do ciclo de supervisão, como veículo de práticas reflexivas e investigativas, mediadas pelo apoio dos professores cooperantes e supervisores, de modo a promover o crescimento pessoal e profissional da mestranda. No desenrolar da PES, a mestranda estabeleceu contacto com dois ciclos de ensino, sendo eles o 1º e o 2º CEB. Esta abordagem permitiu um contacto transversal com os processos de ensino e aprendizagem das diferentes áreas envolvidas no mesmo, nas quais foi possível implementar e mobilizar diferentes recursos e estratégias pedagógicas e didáticas, numa clara adequação aos contextos e às necessidades dos alunos. Por sua vez, neste documento espelhase uma componente investigativa, sob a forma de artigo científico que, derivada da observação e cooperação com o contexto, permitiu classificar os erros cometidos pelos alunos na resolução de problemas, segundo a categoria de erros de Newman (1983). Assim, a PESe a redação do presente documento, impuseram-se como a primeiro passo de um construtivo e reflexivo percurso a levar a cabo pela mestranda na definição da sua identidade profissional, pelo que a sua ação pedagógica será regulada pela procura da melhoria das aprendizagens dos alunos, de forma a promover a formação holística e integral dos mesmos.
- A viagem pelo erro até à meta do aprenderPublication . Silva, Inês Margarida Pereira Santos da; Couto, Ângela; Maia-Lima, CláudiaO presente relatório de estágio (RE) emerge no contexto da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Propõe-se, neste, refletir sobre a experiência profissional da mestranda, incorporando os alicerces teóricos e legais da prática docente, bem como os saberes científicos, pedagógicos e didáticos, que orientaram a execução da PES. O RE detalha as vivências da mestranda, evidenciando as aprendizagens e o seu percurso académico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. A formação inicial proporcionou o contacto com profissionais de excelência em dimensões cognitivas, pedagógicas e inter-relacionais, proporcionando experiências enriquecedoras e um crescimento notório, tanto a nível pessoal como profissional. Assim, o RE constitui o auge da prática pedagógica e formação da mestranda, fundamentando-se em paradigmas construtivistas e significativos. Seguindo uma abordagem investigativa e mediadora, orienta-se pelas fases da investigação-ação: observação, planificação, ação e reflexão. Destaca-se ainda, também, a importância do ciclo de supervisão e da cooperação entre todos os intervenientes, elementos fundamentais que impulsionaram o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda. Durante o período da PES, a mestranda esteve envolvida com uma turma do 1º CEB e duas turmas do 2º CEB, proporcionando uma visão abrangente das temáticas a serem abordadas, promovendo não apenas a compreensão dos conteúdos, mas também a adaptação constante de estratégias e métodos. Essa adaptação foi essencial para atender às especificidades de cada contexto, demonstrando a flexibilidade e a capacidade de ajuste da mestranda diante das diferentes realidades educativas. Neste documento, realça-se ainda a componente investigativa, que se revelou um momento crucial, uma vez que, permitiu a construção de saberes e práticas, envolvendo a análise. Ao compreender a importância contínua da investigação ao longo da carreira docente, a mestranda procurou tornar-se uma profissional de excelência. O estudo, apresentado em formato de artigo científico, procurou averiguar o valor atribuído pelos professores ao erro, seja ele intencional ou espontâneo, no processo de aprendizagem. A PES marcou o início de um novo episódio da vida da mestranda, conduzindo-a à realização de um dos seus grandes objetivos: tornar-se professora. As vivências pelas quais passou, culminaram numa viagem, na qual os alunos foram protagonistas dos seus próprios episódios, guiados pelos seus anseios. Deste modo, a futura professora, enquanto realizadora, compromete-se a criar momentos que se transformem em histórias incríveis, atendendo a todas as necessidades e sonhos dos seus alunos, contribuindo para que narrativa das suas vidas seja a mais harmoniosa e significativa possível.