ESE - DPRM - Didática das Ciências da Natureza e da Matemática
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Didática das Ciências da Natureza e da Matemática by advisor "Mascarenhas, Daniela Filipa Martinho"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Ensinar ciências a alunos com incapacidade intelectual recorrendo ao software Scratch: um estudo de casoPublication . Elias, Carla Alexandra da Silva; Pinto, José Alexandre da Silva; Mascarenhas, Daniela Filipa MartinhoEste estudo procura a valorização do ensino dirigido a alunos com Incapacidade Intelectual. Tem como objetivos conceber um recurso didático, integrando as ferramentas do Scratch, para alunos com Incapacidade Intelectual; averiguar a exequibilidade do uso desse recurso em ambiente natural de ensino e promover o envolvimento de alunos com Incapacidade Intelectual na realização de tarefas propostas na disciplina de Ciências da Natureza. Pretendemos dar resposta às seguintes questões de investigação: (1) A utilização do Scratch é adequada e exequível no trabalho quotidiano de alunos com Incapacidade Intelectual? (2) Em que medida o Scratch pode contribuir para um melhor envolvimento dos alunos com Incapacidade Intelectual na realização das tarefas propostas? Para este efeito, planificamos duas aulas. Na primeira, abordou-se o conteúdo a tratar – Poluição – e na segunda aula utilizou-se o Scratch, desafiando os alunos a desenvolverem diversas tarefas de forma mais ativa. O presente estudo segue uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, centrando-se num estudo de caso, onde se aborda a importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, mais concretamente o software educativo Scratch, como sendo uma ferramenta potenciadora do envolvimento dos alunos. Este estudo foi aplicado a três alunos com Incapacidade Intelectual que tinham sido atribuídos à docente investigadora no presente ano letivo. Os dados foram recolhidos através da análise dos Programas Educativos Individuais dos alunos participantes; da entrevista realizada à docente de Educação Especial; de gravações áudio, de fotografias, de trabalhos realizados pelos alunos participantes e de notas de campo da investigadora. Foi centralidade do estudo a conceção de uma proposta didática e o desenvolvimento dos respetivos recursos, utilizando o software educativo Scratch. Quer a proposta didática quer os recursos a ela associados constituem em si mesmo parte dos resultados do trabalho desenvolvido. Os dados obtidos neste estudo permitem sustentar a ideia de que é possível trabalhar com alunos com Necessidades Educativas Especiais, nomeadamente Incapacidade Intelectual, recorrendo ao software educativo Scratch e que o uso desta ferramenta proporcionou um maior envolvimento e autonomia dos alunos nas tarefas propostas.
- O impacto do uso de imagens com elementos da Natureza no estudo das Isometrias e Simetrias no 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Silveira, Andreia Patrícia Barbosa; Mascarenhas, Daniela Filipa MartinhoA presente investigação segue uma metodologia qualitativa e centra-se num estudo de caso, com o intuito de averiguar as possíveis potencialidades do uso das imagens com elementos da Natureza no ensino das Isometrias no 6.º ano de escolaridade, privilegiando a interdisciplinaridade entre a Matemática e as Ciências da Natureza e, assim, progredindo para a articulação da Matemática com o meio que nos rodeia. O presente estudo tem como objetivos: diagnosticar as dificuldades encontradas na preparação e na lecionação do subdomínio das Isometrias; enumerar algumas atitudes metodológicas usadas pelos professores para o ensino das Isometrias; promover o uso das imagens com elementos da Natureza no ensino das Isometrias; verificar se o uso das imagens com elementos da Natureza é uma prática corrente para o ensino do subdomínio das Isometrias e evidenciar possibilidades de consciencialização da importância do rigor matemático por exploração de elementos reais da Natureza, tendo consciência da eventual imperfeição dos elementos reais. Pretendemos dar respostas às questões de investigação: (1) Que dificuldades são frequentemente sentidas pelos professores na preparação e na lecionação do subdomínio das Isometrias?; (2) Quais as estratégias utilizadas pelos docentes para colmatar as dificuldades encontradas na lecionação do subdomínio das Isometrias?; (3) Poderão as imagens com elementos da Natureza ser um recurso motivador e/ou facilitador no ensino do subdomínio das Isometrias?. Para tal, como técnicas de recolha de dados, desenvolvemos uma entrevista a quatro docentes (duas docentes de quadro e duas docentes contratadas, que se encontram a orientar explicandos do 6.º ano de escolaridade); uma pré-entrevista; uma Intervenção Didática com três momentos distintos e uma pós entrevista, a alunos do 6.º ano de escolaridade. Com os alunos será, ainda, utilizada a observação não participante e participante.O domínio de conteúdo dominante é a Geometria e o subdomínio em estudo são as Isometrias. Todos os participantes terão um papel ativo, sobretudo os alunos, durante a Intervenção Didática, construindo e/ou reforçando o seu conhecimento. Os dados foram recolhidos através de gravações áudio, fotografias, registos da professora investigadora e fotografias e desenhos elaborados pelos alunos. Os resultados obtidos com o presente estudo revelam as dificuldades e estratégias encontradas pelos professores no ensino das Isometrias no atual Programa de Matemática do Ensino Básico (PMEB), no 6.º ano de escolaridade e os contributos que as imagens com elementos da Natureza para a prática docente no ensino das Isometrias, incluindo envolver e motivar os alunos para a aprendizagem Matemática
- Trabalhar Matemática na aula de Educação Física: Um estudo de caso numa turma do 5.º ano de escolaridadePublication . Andrade, Vânia Maria da Silva; Silva, Maria João de Jesus Duarte; Mascarenhas, Daniela Filipa MartinhoO presente trabalho segue uma metodologia qualitativa, centrando-se num estudo de caso, onde se caracteriza uma experiência interdisciplinar que envolveu as disciplinas de Matemática e Educação Física. A presente investigação tem como objetivos fomentar a perceção do aluno da presença da Matemática numa aula de Educação Física; promover o envolvimento do aluno para a aprendizagem da Matemática através da disciplina de Educação Física e, por último, promover a compreensão da relação dos conteúdos de Matemática e Educação Física. Pretende-se dar resposta às questões de investigação: (1) Como é que os alunos poderão estabelecer conexões entre a Matemática e a Educação Física? (2) Como é que os alunos poderão trabalhar os conteúdos de Matemática numa aula de Educação Física? (3) De que forma é que a Educação Física poderá promover o envolvimento dos alunos na aprendizagem da Matemática? Desenvolveram-se três situações formativas, uma na aula de Educação Física e duas nas aulas de Matemática. O domínio de conteúdo predominante foi a Organização e Tratamento de Dados. Os alunos tiveram um papel ativo na construção dos seus conhecimentos. Os dados foram recolhidos através de gravações de vídeo e áudio, fotografias, trabalhos dos alunos e de registos da professora investigadora. Os resultados revelaram como os alunos mobilizaram os conteúdos matemáticos na aula de Educação Física e mostraram, através da análise de conteúdo, que é possível, recorrendo à Educação Física, envolver e motivar os alunos para a aprendizagem da Matemática.
- Utilização do software Scratch no ensino das ciências da natureza e da matemática com alunos portadores de dislexiaPublication . Pinto, Filipa Maria da Silva Sousa; Barbot, António; Mascarenhas, Daniela Filipa MartinhoO estudo que apresentamos tem como objetivos de investigação contribuir para o desenvolvimento global das crianças com Necessidades Educativas Especiais, nomeadamente, portadoras de Dislexia, designadamente em aulas onde são lecionados conteúdos de Ciências da Natureza e de Matemática, e conceber um recurso didático apoiado nas TIC que seja adequado à utilização em sala de aula por alunos com dislexia. Neste sentido, o estudo foi orientado pelas seguintes questões de investigação: A utilização do Scratch é adequada e exequível no trabalho quotidiano de alunos portadores de Dislexia? e Em que medida o Scratch pode contribuir para um melhor envolvimento dos alunos portadores de Dislexia na realização das tarefas propostas? O presente trabalho segue uma metodologia de carácter qualitativo, centrando-se no estudo de caso. Tentou-se dar uma resposta à reduzida utilização do software Scratch no ensino das Ciências da Natureza e Matemática como instrumentos viáveis para uma aprendizagem de sucesso em alunos portadores de Dislexia. Este estudo foi aplicado a três alunos do 4º ano, com este diagnóstico, de um agrupamento de escolas do concelho de Viseu. Para dar resposta às questões de investigação supracitadas foram implementadas e projetadas duas atividades no software Scratch para serem desenvolvidas em duas situações formativas contextualizadas. O subdomínio que se pretendeu trabalhar foi “A importância da água para os seres vivos” articulando com o conteúdo dos volumes. Os dados foram recolhidos através da análise dos Programas Educativos Individuais de cada um dos alunos participantes, das entrevistas às docentes de Educação Especial, de gravações áudio, fotografias, trabalhos dos alunos e os registos da professora investigadora. Os resultados obtidos permitiram caracterizar o modo como os alunos, portadores de dislexia, se envolveram com o Scratch na aquisição de conhecimento. Permitiram ainda demonstrar aos professores que é possível construir atividades nesta ferramenta envolvendo conteúdos curriculares interdisciplinares.
