ESMAD - DM - Cinema e Fotografia
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Browsing ESMAD - DM - Cinema e Fotografia by advisor "Negrão, Pedro"
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- Direção de fotografia documental na curta-metragem “Fora”: direção de fotografia em cinema documental em ambientes não controláveisPublication . Monteiro, Diogo Morais Barroso da Silva; Ferreira, José Quinta; Negrão, PedroEste projeto investiga o papel da direção de fotografia no cinema documental em ambientes não controláveis, tomando como estudo de caso a curta-metragem “Fora”. O trabalho conjuga uma vertente teórica, centrada na análise de autores como John Alton, Vittorio Storaro, Néstor Almendros, e uma vertente prática, focada na aplicação desses conceitos na pré-produção, rodagem e pós-produção do filme. A revisão bibliográfica evidenciou que, no documentário, a direção de fotografia não se limita a registar a realidade, mas assume uma função interpretativa e narrativa, usando a luz, a cor e o enquadramento para reforçar emoções e significados. Foram analisados os desafios técnicos e éticos resultantes de contextos imprevisíveis. Na prática, “Fora” retrata a vivência da comunidade Queer em Lamego, equilibrando intimidade e coerência estética. O uso da câmara, o uso do S-Log e de uma paleta cromática quente e neutra, aliado ao color grading, garantiu unidade visual entre materiais filmados em condições diversas. O projeto contribui para a compreensão do papel da direção de fotografia no cinema documental, em produções independes e sublinha a importância da flexibilidade criativa para transformar imprevistos em oportunidades narrativas.
- Direção de fotografia em Na Praia dos Pescadores: a captação da autenticidade no documentário etnográficoPublication . Almeida, Rui Daniel Proença; Martins, Filipe; Negrão, PedroEste ensaio propõe uma reflexão sobre o realismo e o conceito de autenticidade aplicado a arte cinematográfica. Desde muito cedo na história do cinema, os filmes deixaram de ser meros registos mecânicos do mundano, tendo evoluído para novas formas narrativas que transcendem a intenção básica do dispositivo tecnológico, tal como foi originalmente concebido pelos irmãos Lumiere. Apesar do seu realismo primordial — ou ontológico —, o cinema rapidamente se transformou numa arte narrativa dedicada a criação de mundos de fantasia e ficções. Também no cinema documental — o qual, por definição, mantém um vínculo particularmente forte com o realismo —, se pode assinalar uma emancipação essencial em relação ao realismo primordial do cinema. De facto, o documentário também explora, a sua maneira, diferentes campos de criação. Servindo—nos de conceitos como contingência e autenticidade (F. Martins, 2023), passando pela análise de tendências históricas ou estilos cinematográficos, como o neorrealismo, iremos interrogar—nos neste ensaio sobre o sentimento de autenticidade que os filmes tantas vezes nos transmitem — um tipo de autenticidade que parece persistir até nas formas mais autorais e artísticas do cinema documental, ou mesmo na ficção. Naturalmente, a nossa reflexão tenderá a incidir em particular no cinema documental de estilo observacional e de abordagem etnográfica, de modo a servir como enquadramento teórico para a última parte do ensaio, a qual será dedicada a descrição do trabalho de direção de fotografia no filme Na Praia dos Pescadores, projeto prático de finalização deste mestrado.
- O espaço enquanto evocador de memórias no cinema documental: a realização em Enquanto as Borboletas VoaremPublication . Araújo, Joana Isabel Loureiro Vaz de; Martins, Filipe; Negrão, PedroNeste ensaio explora-se o poder que o espaço que nos rodeia tem sobre nós e sobre a nossa memória, quer pessoal quer coletiva, com especial foco no uso que o Cinema Documental faz dos espaços para evocar sentimentos nostálgicos, nomeadamente ao estabelecer uma relação com a passagem do tempo. Através da realização do filme Enquanto as Borboletas Voarem e da análise de outras referências cinematográficas, exploro a ligação que o espaço tem com as nossas memórias, com a passagem do tempo e com a transcendentalidade do ser.
- Transformações sociais e o simbolismo do beijo: a realização de Em Silêncio, AmorPublication . Cruz, Sara Manuela de Matos da; Pinheiro, José Alberto; Negrão, PedroO presente ensaio aborda a liberdade, analisando a evolução da sociedade portuguesa entre as décadas de 60 e 80 até os dias atuais, com destaque para um ritual tradicional de casamentos portugueses dos anos 80: o ato de beijar, sinal de afeto e união. O projeto explora a tradição oral conhecida como “Beija, Beija.” dentro de casamentos tradicionais, investigando esta prática no casamento de Madalena Matos Fernandes e Luís Cruz, um exemplo representativo de rituais semelhantes realizados em Portugal. O estudo inicia-se com imagens de arquivo que mostram diversas pessoas beijando-se. O objetivo é investigar as razões desse ritual tão presente e expansivo àquela época, destacando o seu lado cómico, por vezes estranho e até libertador. Essas imagens são um ponto de partida para uma reflexão sobre a persistência do ritual e sua relevância atual, 40 anos depois. O documentário busca respostas para a vivacidade desse ritual de liberdade nos casamentos, observados publicamente. Além de fornecer respostas, o filme questiona a forma de vida e pensamento da população portuguesa educada entre 1960 e 1980, avaliando se e como essa perspetiva mudou ao longo do tempo. Por fim, o ensaio intitulado “O Simbolismo do Beijo nas Mudanças Sociais” será elaborado, explorando como o gesto do beijo refletiu as transformações sociais e a busca pela liberdade em Portugal.
