ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Dias, Joana Ortigão de Oliveira Matos"
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- Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Ana Lúcia da Mata Sousa BaptistaPublication . Baptista, Ana Lúcia da Mata Sousa; Teixeira, Maria Cândida Mota; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves; Dias, Joana Ortigão de Oliveira Matos; Férias, Ana Rita MoutinhoO presente documento surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, incidindo no processo de formação inicial da mestranda, sendo este uma das condições necessárias para obter o grau de Mestre, de acordo com o DL n.º 79/2014, de 19 de dezembro. Este documento apresenta o percurso formativo desenvolvido nas valências da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, mobilizando os referentes teóricos e legais para as práticas desenvolvidas, de forma a espelhar uma ação que visou promover práticas significativas e a aprendizagem holística dos alunos, no sentido de uma construção de identidade profissional. Além disso, o trabalho colaborativo entre os diferentes intervenientes do processo educativo será também realçado, uma vez que contribuiu para a melhoria da prática pedagógica. Para tal, contribuíram as etapas da Metodologia de Investigação-Ação, que permitiram a adequação de propostas fundamentadas e inclusivas que vão ao encontro das necessidades e interesses das crianças. As atividades dinamizadas ao longo da PES, sob uma base socio construtivista, tiveram como principal objetivo colocar a criança no centro da ação, promovendo aprendizagens significativas, o desenvolvimento do currículo atual e a formação de cidadãos nesta nova era, de forma integral. O percurso apresentado ao longo do documento contribuiu para o crescimento pessoal e profissional com vista à construção de uma identidade profissional do docente de perfil duplo.
- Relatório de Estágio de Ana Margarida Soares de PinhoPublication . Pinho, Ana Margarida Soares de; Teixeira, Maria Cândida da Mota; Dias, Joana Ortigão de Oliveira Matos; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de; Férias, Ana Rita MoutinhoO presente Relatório de Estágio, inserido na Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do 2.º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Porto, retrata o percurso e aprendizagens vivenciadas em ambos os contextos, com vista à obtenção do grau de Mestre, de acordo com o DL n.º 79/2014, de 14 de maio. Este documento permite a profissionalização para um duplo perfil docente, reconhecida pelo DL n.º 240/2001, de 30 de agosto, conferindo a capacidade do profissional de assegurar a continuidade educativa, mantendo um perfil reflexivo ao longo do processo de construção da sua identidade profissional. Com base nos pressupostos legais e teóricos articulados com a prática, destacar-se-ão o desenho das atividades aplicadas e o trabalho colaborativo desenvolvido na PES, tendo como ponto de partida a criança e as suas necessidades, interesses e motivações. Com o objetivo de formar um profissional inovador, indagador e reflexivo, considera-se ainda a metodologia de Investigação-Ação que recai sobre um processo cíclico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, no qual o docente constrói a sua identidade profissional objetivando práticas educativas que atendam de forma holística a todas as crianças. Sob esta metodologia e, ainda, sob um paradigma socioconstrutivista, desenharam-se práticas inclusivas, inovadoras e promotoras de aprendizagens contextualizadas e significativas em par pedagógico, em tríade com a educadora e a professora cooperante, com as supervisoras institucionais e com a comunidade educativa e a família.
- Relatório de Estágio de Ana Sofia Almeida NunesPublication . Nunes, Ana Sofia Almeida; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de; Teixeira, Maria Cândida da Mota; Graça, Vânia Gabriela Dias; Dias, Joana Ortigão de Oliveira MatosO presente Relatório de Estágio espelha as aprendizagens realizadas no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada (PES), contemplada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Porto, sendo esta condição necessária à obtenção do grau de Mestre. Neste sentido será evidenciado como foi edificado o percurso formativo da mestranda, especificando-se o progresso da construção da identidade profissional de perfil duplo, sob uma perspetiva crítica e reflexiva, articulando os construtos teóricos e legais, na procura de uma prática inovadora assente numa perspetiva socioconstrutivista. Realça-se a observação, a planificação, a avaliação e a reflexão de um leque de ações experienciadas que colocaram os conhecimentos da mestranda à prova, proporcionando uma reflexão minuciosa e crítica, sustentada pela utilização da Metodologia de Investigação-Ação (IA). Procurou-se, por isso, a construção de práticas educativas que fossem ao encontro do quadrinómio interesses/motivações/necessidades/dificuldades das crianças, para o desenvolvimento holístico da criança. Face ao referido, faz-se alusão ao trabalho colaborativo, uma vez que existiu uma constante partilha de conhecimento com todos os atores do processo educativo, procurando envolver a comunidade educativa e as famílias. Por sua vez, pressupõe-se que este documento alcance refletir e transmitir o leque de emoções, evoluções e aprendizagens decorrentes durante a PES, pautada pela promoção de uma educação centrada na aprendizagem das crianças, com o intuito de um vitalício crescimento e amadurecimento de um perfil de docente duplo que se encontra em permanente construção.
- Relatório de Estágio de Ana Sofia Brito AmorimPublication . Amorim, Ana Sofia Brito; Ribeiro, Deolinda Alice Pedroso; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de; Dias, Joana Ortigão de Oliveira Matos; Férias, Ana Rita MoutinhoO presente Relatório de Estágio incide sobre o processo de formação inerente à Prática Educativa Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Porto, para obtenção do grau mestre, conforme o DL 79/2014, de 19 de setembro. O processo de formação é complexo e dotado de quatro etapas e instrumentos úteis que são utilizados na prática educativa: a observação, a planificação, a avaliação e a reflexão. Ao longo deste documento serão refletidos os conhecimentos científicos e normativos essenciais para o desenvolvimento de práticas educativas em contexto, bem como para o crescimento e evolução de uma postura ética, indagadora e crítica da futura docente, que contribui para a construção da identidade profissional docente de perfil duplo. Os conhecimentos científicos-pedagógicos e a utilização da Metodologia de Investigação-Ação, que evidencia a componente investigativa, permitem a construção do perfil docente e foram utilizados ao longo da Prática Educativa Supervisionada nos dois ciclos de ensino. A intencionalidade da ação educativa e a importância de que esta vá ao encontro das características e necessidades de todas as crianças, realça a importância de uma prática inclusiva e equitativa, em que todos os alunos, assumem um papel ativo fundamental no seu processo de aprendizagem. Assim, o professor deve assumir uma postura reflexiva e um papel de mediador sustentando as ações de forma que estas potenciem uma ação inovadora, reflexiva e com sentido. Neste sentido, releva-se igualmente o trabalho colaborativo de todos os intervenientes no processo desde os estudantes, as docentes cooperantes, as crianças, as supervisoras institucionais, a comunidade educativa e as famílias, uma vez que contribuiu para o desenvolvimento de práticas contextualizadas que potenciam o desenvolvimento holístico da criança e fomentam o perfil pessoal e profissional de uma futura docente de perfil duplo.